Economia Solidária é tema de seminário em feira de ecoflores no Horto

Márcia falou dos investimentos em economia solidária (Foto: Cedida)
Políticas públicas de incentivo foram citadas (Foto: Cedida)

Desde a última quarta-feira, 25, a população de Rio Branco tem tido a oportunidade de conferir a I Feira de Ecoflores do Acre, que segue até o dia 2 de junho, no Horto Florestal. No local, um seminário foi realizado nesta sexta-feira, 27, com sucesso de público.

Com o tema “Fortalecendo o Cooperativismo e Associativismo em Redes de Economia Solidária”, o seminário foi ministrado pela Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Acre), realizadora da Ecoflores, com o apoio de instituições parceiras das esferas estadual e municipal.

A feira conta com o apoio da prefeitura de Rio Branco, gabinete do deputado federal Raimundo Angelim, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN).

Na oportunidade, a chefe do Departamento de Economia Solidária da SEPN, Márcia Maria Souza, destacou as políticas públicas e incentivos governamentais que têm fortalecido segmentos de economia solidária no estado.

O artesanato e a jardinagem são exemplos de investimentos consolidados no Acre, envolvendo famílias que melhoraram suas rendas e perspectivas econômicas. Segundo Márcia, só na jardinagem em Rio Branco já existem 38 grupos, em Cruzeiro do Sul, 15 e em Sena Madureira, 10.

“É importante que população identifique nos municípios esse potencial para a jardinagem, algo que vem fomentando a renda de muitas famílias. E o governo do Estado está comprometido em garantir todo o apoio e fomento para alavancar ainda mais o setor”, afirma o secretário de Estado de Pequenos Negócios, Henry Nogueira.

Cerca de 50 empreendimentos fazem a exposição de produtos na Ecoflores. Flores e uma variedade de plantas regionais podem ser adquiridas a preços diversos. A feira começa diariamente às 8 e se encerra às 20 horas.