Instituto Socioeducativo divulga avanços de 2011

Governo investe em sistema socioeducativo e resultados já são significativos

O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) faz um balanço do ano de 2011 e revela avanços conquistados pelo governo. Os investimentos em infraestrutura e capacitação dobraram com relação aos anos anteriores. Porém, ao mesmo tempo houve um crescimento de 49% em adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, o que mostra uma eficiência da polícia na segurança e a necessidade da ampliação do acesso às políticas públicas que podem atender os jovens em situação de vulnerabilidade social antes do cometimento do ato infracional.

Fortalecimento da equipe

Adolescentes recebem atendimento psicológico dentro das unidades (Foto:Assessoria ISE)

Adolescentes recebem atendimento psicológico dentro das unidades (Foto:Assessoria ISE)

 

O concurso simplificado iniciado em outubro irá acrescentar à equipe do ISE 32 educadores, dez assistentes sociais e psicólogos. Além disso, também há a parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), que está cedendo um psicólogo e um enfermeiro; e com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela futura contratação de um dentista, um técnico de higiene bucal e um técnico de enfermagem.

Infraestrutura

No início do ano foi implantada uma unidade de semiliberdade em Rio Branco. Outra da mesma modalidade já está em fase de estruturação, com a intenção de atender 100% dos adolescentes nessa fase da medida. Essa ação irá melhorar a redistribuição nos CSs e ampliar as atividades pedagógicas.

Do início do ano até agora foram reformados 80% dos alojamentos do Centro Socioeducativo (CS) Aquiry e 90% dos alojamentos do CS Acre. Outro próximo passo é a conclusão da implantação de uma ala feminina em Cruzeiro do Sul.

A primeira fase do novo CS feminino de Rio Branco já foi entregue em julho e estima-se que a conclusão da obra seja feita até o próximo mês de fevereiro.

A nova unidade mista em Sena Madureira está em fase de conclusão. Para o ano que vem pretende-se inaugurar também o novo CS Feijó. Ambos estão sendo construídos de acordo com as exigências do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), tornando-se referência no país. Em decorrer disso há um projeto de construção de um novo CS em Brasileia, previsto para ser concretizado até 2013.

Em novembro, quatro novos veículos e 22 computadores foram doados ao ISE pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e hoje dão suporte às unidades.

Educação

Escolarização acontece dentro dos Centros Socioeducativos (Foto:Assessoria ISE)

Escolarização acontece dentro dos Centros Socioeducativos (Foto:Assessoria ISE)

 

A Escola Estadual de Ensino Fundamental, Médio e EJA atende adolescentes em medidas socioeducativas. Este ano a escola foi registrada no Censo do Ministério da Educação, com isso, passa a receber material didático, merenda e outras estruturas de uma escola de ensino regular.

Houve um aumento na carga horária de aula semanal por adolescente e a implantação de programas de leitura nos alojamentos.

Em fase de implantação está a criação de novas salas de aula na Unidade de Internação Provisória (UIP) e no CS Aquiry, como também a introdução de tele centros socioeducativos nos CSs Acre, Aquiry, Juruá e Purus, esse oriundo de uma parceria entre SDH/PR e Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen).

Profissionalização

Recentemente o ISE foi um dos órgãos realizadores do Fórum Estadual de Educação Profissional Científico e Tecnológico (EPCT), a fim de melhorar a articulação com a rede de entidades ofertantes do evento.

Os resultados dos cursos profissionalizantes em 2011 foram significativos, visto que 110 adolescentes tiveram participação efetiva.

Outra vitória do sistema socioeducativo foi a aprovação através da rede de gestores nacionais da lei que coloca os adolescentes das medidas como público prioritário do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Serão mais de 10 mil vagas para o Acre a partir de 2012.

E a partir de janeiro, parceria do ISE com a Prefeitura Municipal de Rio Branco (PMRB) oferta cursos de profissionalização a 100 adolescentes.

Arte e Cultura

Arraial no CS Mocinha Magalhães faz sucesso entre as adolescentes (Foto:Assessoria ISE)

Arraial no CS Mocinha Magalhães faz sucesso entre as adolescentes (Foto:Assessoria ISE)

 

Só em 2011 os adolescentes em medidas socioeducativas receberam oficinas de artesanato (Marchetaria, cestos, origamis dentre outras), além de aulas regulares de bateria, teclado e violão para as meninas do CS Mocinha Magalhães.

As datas comemorativas também foram outro marco importante no dia a dia dos adolescentes. Cada evento devidamente comemorado, no intuito de proporcionar alegria e bons momentos.

Para os próximos meses, início de 800 horas em oficinas de Percussão, artes plásticas e grafite, que irão acontecer em todos os CSs e Centros da Juventude (CJ).

Saúde

Parceria entre ISE, Semsa e Sesacre possibilita durante o ano a realização de cinco mutirões de atendimento médico nas unidades. O fornecimento de todos os medicamentos necessário também garantiu maior efetividade no tratamento da saúde dos adolescentes.

Para cuidar do bem estar dos servidores, o ISE fez parceria com a policlínica, que dispõe de atendimento psicológico.

Segurança

A presença do policiamento nas guaritas na segurança externa das unidades foi um dos grandes avanços deste ano. Além disso, há um grande investimento em equipamentos como a distribuição do kit de segurança para uso dos agentes socioeducativos, detectores de metais, e a implantação de um sistema de vídeo vigilância nos CSs Aquiry, Mocinha Magalhães e Feijó.

Formação Continuada

Foram mais de 100 horas de cursos oferecidos a todos os socioeducadores somente em 2011. Os profissionais foram capacitados em Brigada de Incêndio, Primeiros Socorros, Segurança Preventiva e Interventiva, Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas, e Saúde do Adolescente.

De acordo com a programação, os próximos cursos de formação serão em Direitos Humanos e Capacitação Técnica em Plano Personalizado de Atendimento (PPA).

Apoio às famílias

A ressocialização dos adolescentes em medidas socioeducativas depende de várias partes, porém, a mais importante é, sem dúvida, a família. Por causa disso, o ISE articula junto a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) para inclusão de famílias de adolescentes em programas de transferência de renda, CAD-Único (Bolsa Família).

Dentro de muitas ações se destacam a implementação do Núcleo de Apoio Psicossocial às Famílias (NAF) e a articulação para inclusão de famílias em programas habitacionais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter