Instituto Penitenciário expõe produtos confeccionados por reeducandos

Quem tiver interesse em encomendar algum móvel ou outra peça, basta procurar a direção do iapen localizada na avenida Getúlio Vargas, nº 1.203  - Bairro Bosque (Foto: Marcelo Torres/Iapen)
Para fazer encomendas, deve-se procurar a direção do Iapen, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 1.203, bairro Bosque (Foto: Marcelo Torres/Iapen)

Com o intuito de ressocializar pessoas privadas de liberdade para integrá-las ao convívio social, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/ AC), em parceria com a Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), realiza, em Rio Branco, exposição de artigos artesanais produzidos por reeducandos.

A Feira Acadêmica da Construção, organizada pela FAAO, foi aberta ao público nesta terça e quarta-feira, 30 e 31. Os os técnicos do Iapen estiveram, então, com estande exibindo móveis, portas, quadros em madeira e toalhas em crochê, além de plantas nativas e frutíferas que são cultivadas nas unidades prisionais.

“Essa é uma forma de mostrar para a sociedade os trabalhos que a instituição desenvolve com a população carcerária”, explicou Valdirene Alves, técnica administrativa da Gerência de Trabalho e Produção do Iapen.

A técnica diz ainda que cerca de 400 reeducandos de todo o estado estão envolvidos em várias atividades de ressocialização, bem como na marcenaria, produção de plantas e mudas ornamentais, entre outras atividades que a direção oferece aos parceiros.

O que os reeducandos ganham com esse trabalho?

Valdirene Alves ressalta que, a cada três dias trabalhados, os reclusos ganham um dia de remissão de pena. “Além disso, a renda dos produtos comercializados é revertida para a compra de matéria prima para a confecção desses artigos”, relatou.

Encomendas

Quem tiver interesse em encomendar algum móvel ou outra peça, deve procurar a direção do Iapen, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 1.203, bairro Bosque, em Rio Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter