Controladoria-Geral do Estado completa nove anos de atuação

IMG-20160831-WA0009Em 31 de agosto de 2007, nascia a Controladoria-Geral do Estado do Acre (CGE/AC), órgão central do sistema de controle interno do Poder Executivo Estadual. A lei foi sancionada pelo governador Binho Marques em 11 de setembro de 2007, nomeando Flora Valladares Coelho como primeira controladora-geral do Estado do Acre.

No início das atividades, a equipe, ainda muito reduzida e com instalações improvisadas, limitara-se aos aspectos legais, sociais e ambientais do Acre.

A partir de 2009, com a implantação da rede de controle interno do Poder Executivo, foi possível a ampliação das ações de controle nos órgãos da administração direta e indireta estadual.

Em 2011, o governador Tião Viana nomeia como controlador o procurador Edson Américo Manchini, que, entre as atividades desenvolvidas em sua gestão, destaca-se a 1ª Conferência Estadual Sobre Transparência e Controle Social, cujo objetivo era promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.

Em janeiro de 2015 foi nomeado como controlador-geral o advogado Giordano Simplício Jordão, que conta atualmente com uma equipe composta por 70 servidores, sede própria e maior volume de trabalho, visto que a sociedade busca um controle mais ágil e eficaz.

O governador Tião Viana, buscando uma maior transparência e controle dos gastos públicos, tem apoiado o controlador Giordano Simplício Jordão, o qual busca fortalecer as metodologias de planejamento e execução que alinhem as diretrizes institucionais com procedimentos e técnicas sistematizadas, prezando pelo aprimoramento do Sistema de Controle Interno e da Gestão Pública.

As atividades de controle interno funcionam na CGE/AC em período integral, juntamente ao Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), com a finalidade de receber as demandas da sociedade e realizar o atendimento dos pedidos de acesso às informações públicas feitas por meio de telefone, e-mail ou presencial.

“Para fazer uma boa gestão é necessário dar mecanismos para que a população possa controlar os gastos. Com esse propósito, a CGE é o órgão responsável por dar assistência quanto aos assuntos que, no âmbito do Poder Executivo, sejam relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, correição, prevenção e combate à corrupção”, destacou o controlador-geral.