Cursos serão disponibilizados gratuitamente nas cidades de Rio Branco, Xapuri, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) abre a partir do dia 17 até 28 deste mês as inscrições para cursos de ensino técnico e superior em seus campi. São 520 vagas nas cidades de Rio Branco, Xapuri, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul disponibilizadas gratuitamente para interessados. As inscrições podem ser feitas através do site da instituição (http://www.ifac.edu.br/) e a seletiva será realizada através de duas formas – sorteio e nota do Enem.
O Ifac integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (composta de 38 institutos no país) e mais de 350 unidades organizadas e oferece ensino gratuito do médio ao pós-doutorado. Compõem a estrutura de ações do instituto o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, através de um ensino público, gratuito e de qualidade. Agora, o instituto inicia as inscrições para seu segundo semestre acadêmico no Acre.
“Nossa instituição tem uma proposta nova. Utiliza o sistema de ensino das estruturas já conhecidas para gerar uma nova proposta de qualificar o trabalho com profissionalização”, conta o reitor, professor-doutor Marcelo Minghelli. O Ifac também tem uma forte parceria com o governo do Estado e contou com o apoio do ex-governador Binho Marques para sua instalação no Acre, que ajudou com o campus da cidade de Xapuri – o único que realmente é da instituição -, além do governador Tião Viana, que apoia todas as iniciativas de ensino do Ifac.
Entre os cursos oferecidos estão os de Agropecuária, Controle Ambiental, Agroecologia, Ciências Naturais, Segurança no Trabalho, Informática, Logística, Cooperativismo e Gestão Ambiental. Só a cidade de Xapuri possui 80 vagas para nível superior, com cursos amplamente debatidos com a sociedade. No médio e longo prazos, o Ifac planeja expandir ainda mais sua oferta para pós-graduações.
Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), serão 150 vagas distribuídas entre os campi de Cruzeiro do Sul, Xapuri e Rio Branco. As inscrições são gratuitas e acontecem entre 16 e 18 de janeiro, das 6 às 23h59, horário de Brasília, através do site http://sisu.mec.gov.br. Para efetuar a inscrição no Sisu, o candidato deverá informar seu número de inscrição e a senha no Enem 2010 para que o sistema possa captar suas informações cadastrais e a nota obtida no exame.
As inscrições já estão abertas e os interessados podem descobrir quais cursos estão sendo disponíveis em cada município, além de realizar as inscrições e outras informações no site http://www.ifac.edu.br/.