Central Estadual de Transplantes comemora cinco anos de sucesso

Dezenas de pacientes reforçam a esperança de continuar a viver

hospital_clinicas_ac_foto_gleilson_miranda_02.jpg

Hospital das Clínicas conta com equipes especializadas para realizar transplantes no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A Central de Transplantes iniciou suas atividades em março de 2006, a princípio como programa. Pouco tempo depois, tornou-se a Central Estadual de Transplantes, que em 2011 completa cinco anos de celebração à vida e oferece esperança para dezenas de pacientes.

A Central, que tem como função a implementação e coordenação do processo de transplantes de órgãos e tecidos no Estado, envolve desde a captação de órgãos e tecidos e a seleção de receptores até o transplante propriamente dito, que obedece aos critérios da lista única estadual. Funciona 24 horas por dia, em regime de plantão e sobreaviso, e conta em seu quadro funcional com uma equipe formada por um médico, um enfermeiro e uma secretária-geral.

Com relação aos transplantes de rins, em 2006 foram realizadas três cirurgias, em 2007 foram quatro e em 2008, apenas duas. Em 2009, houve uma pausa nos transplantes de rim, momento necessário para que a equipe fosse reformulada. Em 2010 a equipe do médico Ednaldo Souza realizou o expressivo numero de 12 transplantes, com sucesso no Estado, representando um marco para a história da medicina no Acre.

O Hospital das Clínicas e a Central Estadual de Transplantes também contam com uma equipe habilitada no Sistema Nacional para realizar transplante de córnea. Em 2009 foram oito procedimentos e em 2010, 25. Em 2011, mesmo com poucos dias desde o ínicio do ano, já foram realizados quatro transplantes.

Uma trajetória de sucesso

Em março de 2006, a equipe de transplante renal do médico Fernando de Assis e o Hospital das Clínicas (antiga Fundhacre) receberam a habilitação ao Sistema Nacional de Transplantes para realização de transplante renal no Estado. Durante os quatro anos que se seguiram, foram realizados nove transplantes de rim com doador vivo.

Em 2009, a Central conseguiu realizar as quatro primeiras captações de múltiplos órgãos de doador em morte encefálica, beneficiando pacientes que aguardavam em fila única de fígado, pâncreas e rim, que puderam ter suas vidas renovadas mediante o gesto de amor e solidariedade.

Em abril de 2010, o Hospital das Clínicas obteve a habilitação de uma nova equipe para realização de transplante renal, dessa vez coordenada pelo médico Ednaldo Souza. Ainda no ano passado, foram realizados doze transplantes de rim com doador vivo pela nova equipe credenciada e 25 transplantes de córnea. Vale destacar que dos doze transplantes realizados em 2010, os últimos dois foram com rim de doador falecido. O Acre também é um dos três primeiros Estados brasileiros que conseguiu no Ministério da Saúde a liberação para estruturação de uma Organização de Procura de Órgãos, a ser totalmente financiada pelo próprio Ministério da Saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter