Ir para o conteúdo
Facebook Youtube Instagram X-twitter
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Geral
    • Cidades do Acre
    • Educação
    • Saúde
    • Segurança
    • Meio Ambiente
    • Cultura
  • Governador
  • Vice-governadora
  • Sala de Imprensa
  • Publicações
    • Revista DERACRE 2025 – Relatório anual
    • Acre na COP 30
    • Acre – Floresta em pé, futuro em curso
    • Portfólio do Governo do Acre 2023-2024
    • Manual de Redação
    • Acre em Números – Seplan
  • Serviços
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Geral
    • Cidades do Acre
    • Educação
    • Saúde
    • Segurança
    • Meio Ambiente
    • Cultura
  • Governador
  • Vice-governadora
  • Sala de Imprensa
  • Publicações
    • Revista DERACRE 2025 – Relatório anual
    • Acre na COP 30
    • Acre – Floresta em pé, futuro em curso
    • Portfólio do Governo do Acre 2023-2024
    • Manual de Redação
    • Acre em Números – Seplan
  • Serviços

Instituto Ecumênico do Acre estreia programa mensal na Rádio Aldeia FM

  • Foto de Da Redação Da Redação
  • 06 jul 2015
  • 13:47

 

O programa de estreia foi na manhã do último sábado, 4  (Foto: André Araújo)
O programa de estreia foi na manhã do último sábado, 4 (Foto: André Araújo)

O desafio era, naquela manhã chuvosa de sábado, em 2005, unir lideranças de diversos credos religiosos em clima de respeito mútuo e promover a justiça social. A iniciativa vingou e, uma década depois, a Rádio Aldeia FM, da Rede Pública de Comunicação do Acre, colocou no ar um programa para divulgar as ações do Instituto Ecumênico Fé e Política (IEFP).

No horário entre 9h30 e 11 horas do primeiro sábado de cada mês, até dezembro, será realizada a primeira etapa do projeto. Apresentado pelo jornalista Aarão Padro, o programa debate as experiências ecumênicas, os desafios e as conquista do instituto.

Na estreia, no último sábado, 4, estiveram presentes a articuladora da Câmara Temática de Culturas Ayahuasqueiras, Onides Queiroz, o coordenador da Pastoral Diocesana e Reitor da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, padre Massimo Lombardi, o presidente da Federação Espírita do Acre, Marconi Gomes, e o secretário-geral do IEFP, Manoel Pacífico.

Segundo Pacífico, o maior desafio da entidade foi encarar o desconhecimento doutrinário entre as lideranças religiosas. “A ausência de informação e de diálogo entre os religiosos cria uma estigma de demonização dos demais credos, em que a verdade fica condicionada apenas à religião de cada um”, relata.

Pacífico relata como foi o início da ação: “O padre Massimo afirmou que precisávamos ir ao encontro do próximo, um padre ir ao centro espírita, o pastor conhecer a rotina dos membros do Daime e assim por diante. Essa troca de experiências gerou grandes frutos, como a criação de núcleos em diversos municípios, o Festival de Música Ecumênica, a produção de uma cartilha sobre diversidade religiosa e a criação de uma pós-graduação em Ciência das Religiões”, narra o secretário.

Para Aarão Prado, a Aldeia FM está abrindo um espaço dedicado a discutir o amor e a tolerância. “O nível das temáticas discutidas por essas lideranças religiosas pode ser a solução para muita coisa ruim que vivenciamos na pele ou vemos na mídia.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags:

  • acre, comunidade, Cultura, diálogo, ecumenismo no Acre, fé, Instituto Ecumênico Fé e Política, justiça, política, rádio, religião, sociedade
AnteriorAnteriorConselho de Economia Solidária é empossado pelo governo do Estado
PróximaDetran entrega veículos aos arrematantes dos lotes do último leilãoPróximo
Últimas Notícias

Turismo de verdade não começa apenas no destino

fevereiro 16, 2026

Procon promove ação educativa no Carnaval, com foco em consumo responsável e segurança no trânsito

fevereiro 16, 2026

No feriado de Carnaval, Saúde do Acre promove primeiro mutirão de cirurgias de 2026 em Brasileia

fevereiro 16, 2026

Estado usa tecnologia de reconhecimento facial para garantir segurança no Carnaval

fevereiro 15, 2026

Em 16 anos, carne e grãos desafiam hegemonia do extrativismo e redesenham a economia acreana

fevereiro 15, 2026

Início

Governador

Notícias

Matérias Especiais

Sala de Imprensa

Campanhas

Serviços

SECRETARIA DE ESTADO DE COMUNICAÇÃO

Rua Franco Ribeiro, 51 - Centro

Rio Branco - Acre