Instituto Dom Moacyr realiza aula inaugural dos cursos de Formação Técnica em Saúde

Instituição planeja ofertar só esse ano 8.410 vagas

formacao_profissional_saude_foto_gleilson_miranda_04.jpg
formacao_profissional_saude_foto_gleilson_miranda_02.jpg

São 210 vagas para os cursos de Radiologia, Enfermagem, Saúde Bucal, Análises Clínicas e Nutrição e Dietética (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O Instituto Dom Moacyr realizou na manhã dessa segunda-feira, 31, no Teatrão, a aula inaugural do projeto de Formação Técnica em Saúde. A iniciativa marca também as primeiras turmas da instituição que tiveram suas vagas de cursos de saúde abertas não apenas para funcionários do SUS, mas para toda a comunidade.

São 210 vagas para os cursos de Radiologia, Enfermagem, Saúde Bucal, Análises Clínicas e Nutrição e Dietética. Os cursos são custeados integralmente pelo governo do Estado em mais de R$ 800 mil e atendem o município de Rio Branco. A duração é de um ano e meio. Paula Alvarez, gerente de projetos do Instituto, conta que “na semana de inscrições tivemos uma procura de quase 11 mil pessoas para as 210 vagas, mostrando que os jovens estão procurando se especializar cada vez mais”. As aulas acontecem na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha.

Esses cursos fazem parte da revolução realizada na área de educação profissional no Acre nos últimos 12 anos. O Instituto Dom Moacyr atua nos 22 municípios do Estado com a oferta gratuita de vagas baseadas em projetos de desenvolvimento, no fortalecimento do empreendedorismo e na construção da solidariedade, o que traz reconhecimento federal para a instituição. “O Instituto Dom Moacyr é um dos institutos de educação profissional mais respeitados do Brasil. O Acre está de parabéns”, comentou o reitor do Instituto Federal do Acre, Marcelo Minghelli.

8.410 vagas só em 2011

Durante o governo Tião Viana, o objetivo do Instituto Dom Moacyr é ampliar ainda mais a interiorização, a qualificação profissional e a oferta de vagas. A novidade é que essas vagas não serão destinadas apenas os inscritos em programas de assistência social, mas a comunidade em geral. “A intenção do governador Tião Viana é intensificar ainda mais a qualificação e ofertas de vagas para a comunidade, além das vagas assistenciais e funcionários públicos.”, explica o presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton de Lima Souza.

Para tanto, o governo do estado, por intermédio do Instituto, ofertará só esse ano 8.410 vagas apenas para a comunidade. Serão cursos de formação inicial, continuada e habilitação técnica, que contemplam as áreas estratégicas como saúde e inclusão sócio produtiva. O projeto de Formação Técnica em Saúde é apenas o primeiro passo. “Vocês farão cursos para os quais o mercado de trabalho está aberto. O estado ainda é carente na área de trabalhadores de saúde técnica, mas isso vai mudar.”, disse Irailton durante a aula inaugural.
{xtypo_alert}
Interessados nos cursos do Instituto Dom Moacyr devem ficar atentos nas ofertas que acontecem no site: http://idep.ac.gov.br/
{/xtypo_alert}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter