Aula Inaugural do curso de Administração e Especialização em Gestão Pública

Duzentos profissionais terão a oportunidade de se formar com a ajuda do governo do Estado

curso_de_graduao_e_especializao_em_administrao_e_gesto_pblica_qualificar_profissionais_de_rio_branco_e__cruzeiro_do_sul.jpg
qualificao_profissional_tem_sido_uma_das_polticas_desenvolvidas_pelo_governo_do_estado_desde_1999.jpg

A qualificação profissional tem sido uma das prioridades do Governo do Estado desde 1999, mais de 10 mil profissionais já foram formados (Foto: Assessoria SEE)

Descobrir as múltiplas possibilidades de realizar uma administração pública eficaz é algo a ser construído pelos 200 alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração e Gestão Pública, que tiveram inicio às suas atividades no último sábado. A graduação vai durar 4 anos e a pós-graduação poderá ocorrer no período de 8 meses a um ano.

Os cursos vão acontecer na modalidade à distância com aulas presenciais mensal, realizado pelo sistema da Universidade Aberta de Brasília, que firmou parceria com a UNB e Governo do Estado. O sistema foi criado pelo Ministério da Educação em 2005, no âmbito do Fórum das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), para articulação e integração de um sistema nacional de educação superior à distância. Naquela ocasião, o Governo do Estado propôs e aprovou junto ao Ministério da Educação a implantação de oito Pólos de Apoio Presencial no Estado do Acre.

A qualificação profissional tem sido uma das prioridades do Governo do Estado desde 1999, o qual já formou mais de 10 mil profissionais. Somente com a UNB, o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Educação (SEE), já formou mais de 2 mil profissionais em todo o Estado, na modalidade de Educação à Distância.

“O governo do Acre investiu na formação dos docentes que compõem o quadro da rede pública, e agora terá como prioridade a qualificação dos profissionais não-docentes e da comunidade. Estamos preparando para os próximos quatro anos um quadro de profissionais formados a partir de uma matriz curricular específica em gestão pública.”, declara o Diretor de Inovação da SEE, Marco Brandão.

A aula inaugural teve a participação do Diretor de Inovação da Secretaria de Estado de Educação, Marco Brandão, da diretora de Gestão, Rita Paro, do Diretor de Ensino, Josenir Calixto, do coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública, Dr. Luiz Fernando Bessa, da presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rosana Nascimento e do vice-presidente do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (SINPLAC), Francisco Messias.

Para a composição das turmas, foram realizados processos seletivos distintos, tanto para a graduação, com o vestibular, como para a pós, que foi feito seleção através da classificação de provas e títulos. Os cursos contemplam profissionais da educação não-docentes e comunidade, são 120 vagas para Rio Branco e 80 vagas para Cruzeiro do Sul.

Para o coordenador do curso de especialização, professor Luiz Fernando Bessa, a formação tem um alto padrão de qualidade. “Os cursos à distância rompem a com estrutura do professor como única via de conhecimento e possibilita que os acadêmicos se tornem autônomos na aquisição de conhecimentos”, declara.

Valorização profissional

Gerlane da Silva trabalha como secretária em um consultório médico e visualiza esse curso como a realização de um sonho que possui desde criança e a possibilidade de melhorar de vida. “Sempre tive vontade de fazer uma faculdade, mas não tinha condições de pagar, agora com esse curso sei que as portas para novas experiências no mercado serão abertas”, comenta ela.

Para Josimar Correia, que há mais de dez anos não estudava, essa será a grande chance de recomeçar novos sonhos. “Eu trabalhei a vida quase toda como motorista, agora vou dedicar parte do meu tempo para estudar e buscar novas qualificações e outras experiências profissionais.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter