Instituto e governo trabalham para o fortalecimento da base produtiva

Ipam e governo trabalham projetos para fortalecer a base produtiva do estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Ipam e governo trabalham projetos para fortalecer a base produtiva do estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na Casa Civil com o diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), André Guimarães, para falar sobre os novos projetos que o órgão está desenhando, em parceria com o governo, para fortalecer a base produtiva do estado, mediante o uso de tecnologia para práticas sustentáveis.

Os representantes do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais (CDSA) acompanharam a agenda.

“Isso é importante para que possamos avançar num novo projeto que venha dar escala às atividades, e que realmente possa contribuir para reduzir o desmatamento no Acre, além de melhorar a qualidade de vida da comunidade e garantir mais geração de renda para as famílias”, explica Magaly Medeiros, diretora-presidente do IMC.

As equipes estão realizando um trabalho de acompanhamento da base do peixe, da bovinocultura, e os empreendimentos voltados para a industrialização e outros modelos que possam ter incorporação de tecnologia para fortalecer a escala produtiva com bases sustentáveis.

“O Ipam já possui uma colaboração com várias agências aqui do Acre na área de Ciência e Tecnologia, onde a gente trabalha as informações com diversas equipes do governo na área ambiental e agora queremos identificar oportunidades de trabalhar de forma mais ampliada com a agricultura familiar”, conta André Guimarães.

O Acre é o estado que tem melhores condições de se trabalhar isso, entre os estados da Amazônia, para de fato converter a agricultura familiar de um passivo da conservação e do desenvolvimento num ativo de um conjunto de pessoas que sejam agentes ativos da conservação e do desenvolvimento sustentável na Amazônia.

“Essa agenda é estratégica porque o Ipam é uma organização que vem buscando e apresentando soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável na Amazônia, objetivando otimizar o uso de áreas abertas em sistemas de produção sustentável de baixas emissões de carbono”, afirma o coordenador da CDSA, Dande Tavares.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter