Nesta semana, o Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem/AC) iniciou uma nova etapa de vistorias em lojas de materiais de construção da cidade de Tarauacá. O objetivo da operação é verificar o cumprimento das normas expedidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), quanto à quantidade, qualidade e segurança dos produtos expostos a venda para os consumidores.

Normas do Inmetro devem estar descritas nos produtos comercializados. Foto Cedida

“Conforme a Portaria n° 157/2002 do Inmetro, todo e qualquer produto deve possuir na embalagem ou na sua estrutura física, informações fáceis, fiéis e satisfatórias sobre o item comercializado, sem gerar qualquer confusão ou transtorno aos clientes”, relata o coordenador do Ipem/AC, Alexandre Martins.

Na oportunidade, os agentes do instituto estão verificando produtos como tomadas, lâmpadas, fios, cabos, capacetes, fitas adesivas, impermeabilizantes, massa corrida e demais itens similares. Obter o selo de garantia emitido pelo Inmetro é outra norma fiscalizada pelos técnicos ao checar os produtos.

O diretor-presidente do Ipem/AC, Tom Sérgio de Menezes, destaca que essas vistorias compõem o programa Rota da Qualidade, um projeto governamental que une os trabalhos da autarquia com as ações do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor no Acre (Procon/AC).

“Estamos atendendo um pedido do governador Gladson Cameli, para desenvolver intervenções educativas e preventivas nos elos comerciais. Ou seja, orientando os empresários para a promoção de uma relação de consumo transparente e satisfatória para os consumidores acreanos”, disse.