Instituto de Matemática já atendeu mais de 2 mil alunos em menos de um ano

O objetivo do governo é avançar na elevação do ensino, na oferta de cursos, ações e projetos para o Acre (Foto: Gleilson Miranda)
Objetivo do governo é avançar na elevação do ensino, na oferta de cursos, ações e projetos para o Acre (Foto: Gleilson Miranda)

Criado há menos de um ano pelo governador Tião Viana, o Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia já atendeu 2.175 alunos no curso de matemática em nível diferenciado no estado. O balanço positivo foi apresentando ao governador nesta terça-feira, 12, na Casa Civil, pelo diretor de inovação do instituto, Alessandro Nasserala, e pelo deputado estadual Daniel Zen.

De acordo com o diretor, o instituto conta hoje com 300 alunos cursando matemática num nível diferenciado. “Eles fazem a preparação para as olimpíadas de matemática, além de diversas oficinas e cursos desde a iniciação ao xadrez à logica matemática, em todos os diferentes níveis de aprendizagem”, explicou Nasserala.

O instituto conta hoje com 300 alunos cursando matemática num nível diferenciado (Foto: Gleilson Miranda)
Instituto conta hoje com 300 alunos cursando matemática num nível diferenciado (Foto: Gleilson Miranda)

Para Tião Viana, o balanço representa um passo positivo para a educação pública do Estado. “Em menos de um ano, já temos resultados concretos, e o objetivo do governo é avançar na elevação do ensino, na oferta de cursos, ações e projetos para o Acre”, garantiu.

O governo já vem debatendo a possibilidade de, no futuro, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e Instituto Dom Moacyr (IDM), ofertar uma pós-graduação a fim de garantir uma qualificação ainda mais ampla. A tendência é de que o instituto assuma o acompanhamento da matemática de uma forma geral nas escolas públicas.

Novos projetos e incentivos

Este ano, o Instituto de Matemática está fazendo um trabalho mais focado com os alunos mais talentosos, a fim de partir para um reforço e acompanhamento dos alunos com mais dificuldades. A Assembleia Legislativa do Estado doAcre (Aleac) também atua em parceria com o governo, a fim de fortalecer o projeto.

“Estamos discutindo projetos de lei para premiar os alunos mais talentosos. Talvez com bolsas ou viagens, ao passo que eles poderiam ofertar uma contrapartida, como, por exemplo, o aluno que for muito talentoso e tenha um excelente desempenho possa assumir uma monitoria, para trabalhar com aqueles alunos com mais dificuldades”, acrescentou Zen.

 

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