Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre realiza ciclo de palestras sobre sanidade vegetal na Ufac

O governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou, na manhã desta quarta-feira, 24, um ciclo de palestras em comemoração ao Dia Internacional da Sanidade Vegetal, celebrado no dia 12 de maio.

O evento, ocorrido no Anfiteatro Garibaldi Brasil, é uma realização do Programa Idaf na escola, que leva ciclos de palestras e ações continuadas para colégios e universidades, a fim de apresentar as ações da instituição e incentivar a participação da sociedade na defesa agropecuária e garantia de alimentos seguros.

Idaf promove ciclo de palestras em alusão ao Dia Internacional da Sanidade Vegetal, celebrado no dia 12 de maio. Foto: Diego Gurgel/Secom

“O Idaf tem se empenhado muito na educação, porque o nosso trabalho não é apenas estarmos prontos para alguma situação, mas prepararmos pessoas para atuarem em conjunto, notificando ao órgão, em caso de anormalidade nas lavouras”, explicou o diretor-técnico do Idaf, Alexandre Fernandes.

Diretor-técnico do Idaf, Alexandre Fernandes, apresenta ações do Idaf. Foto: Diego Gurgel/Secom

O instituto tem atuado com estratégias junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para garantir ações “voltadas para o setor vegetal da nossa região”, detalha a coordenadora de Educação Sanitária Vegetal do Idaf, Sandra Teixeira.

Segundo Gustavo Ferreira, chefe da Divisão da Defesa Agropecuária da Superintendência da Agricultura e Pecuária (SFA), representante do Mapa no Acre, desde 2020, a Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e Agricultura (FAO) busca alertar a sociedade para a sanidade dos organismos vegetais como um todo.

Segundo o chefe da Divisão da Defesa Agropecuária da Superintendência da Agricultura e Pecuária (SFA), cerca de 80% do consumo humano vem ou é de origem vegetal. Foto: Diego Gurgel/Secom

“A sanidade vegetal impacta a nossa vida diariamente, tanto no oxigênio, nos alimentos, nas fibras das nossas vestimentas e combustíveis como álcool e diesel. Então, quando vemos um produto na gôndola do supermercado, por trás disso foi preciso a manutenção de um ambiente são para as plantas, até que o produto chegasse lá. Precisamos entender e valorizar isso”, finalizou Gustavo Ferreira.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter