Instituições públicas planejam ações de conscientização no período de seca


As previsões apontam um severo período de estiagem com início no mês de julho (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Representantes do Corpo de Bombeiros, secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Extensão Agroflorestal e Produção Familiar e Comunicação se reuniram nesta segunda-feira, 19, para traçar o planejamento das ações de conscientização ambiental nesse período de seca.

As previsões dos institutos de climatologia apontam um severo período de estiagem se iniciando já no mês de julho. Até agora o Acre já registrou a passagem de duas frentes frias, fenômenos que precedem o início do verão, segundo os especialistas.

No último fim de semana o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) já recebeu alguns chamados informando incêndios e queimadas em áreas urbanas. Em 2016, o Corpo de Bombeiros do Acre registrou mais de oito mil ligações.

“Nós precisamos contar mais uma vez com a parceria da população. No ano passado o nosso grande problema foi com as queimadas urbanas. Essa prática tem reflexos na saúde das pessoas e afeta outras áreas importantes. O governo reforça que as queimadas, inclusive as controladas, estão proibidas”, afirmou Carlos Batista, comandante da Defesa Civil Estadual.

As campanhas de conscientização nas emissoras de rádio, televisão e na internet devem começar nos próximos dias. A Rádio Difusora Acreana, emissora integrante da Rede Pública de Comunicação, terá informativos diários sobre o assunto.

“A nossa ideia é aproximar a população do poder público e tornar essa consciência parte da rotina das pessoas. O acreano precisa entender o recado do governo se tornar multiplicador dessas iniciativas. Isso deve acontecer para o bem de todos”, destacou Andréa Zílio, secretária de Comunicação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter