Instituições de Cruzeiro do Sul recebem doações de brinquedos educativos produzidos por cumpridores de penas alternativas

A equipe da Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap) de Cruzeiro do Sul realizou, na segunda feira, 15, a doação dos jogos didáticos e brinquedos educativos produzidos pelos cumpridores de alternativas penais durante as atividades pedagógicas. A medida é imposta para os infratores de trânsito por meio dos acordos de não persecução penal (ANPP).

Equipe da Ciap durante ação. Foto: Cedida

Os cumpridores de alternativas penais realizam a atividade de produção dos jogos das 8h às 12h. A pedagoga da Ciap, Cristiane Gomes, realiza o acompanhamento e as instruções devidas para a construção de cada instrumento.

As atividades propostas têm o objetivo de trabalhar o cognitivo, a coordenação motora, a paciência, como também a autorreflexão e a conscientização do crime praticado. Nesses casos, foram infrações de trânsito leves, partindo da premissa de não ocorrer a reincidência.

Segundo Nayana Neves, coordenadora da Ciap de Cruzeiro do Sul, no momento em que o cumpridor realiza as atividades propostas, ele reflete sobre a importância de não cometer crimes e adota um comportamento mais humano e disciplinado.

Brinquedos e jogos feitos pelos Cumpridores. Foto: Cedida

O projeto “Construir Instrumentos de Aprendizagem Prática” tem como objetivo ofertar toda a produção realizada pelo cumpridor para as instituições de ensino, abrigos, entre outros, com a finalidade de colaborar no processo de ensino e aprendizado das crianças de forma lúdica. Os materiais utilizados nas confecções são reciclados, contribuindo de forma positiva para um meio ambiente mais saudável e pessoas mais conscientes.

Instituições de Cruzeiro do Sul receberam as doações. Foto: Cedida

As instituições beneficiadas nesse primeiro momento foram: Casa Abrigo do Juruá, que recebe e acompanha mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos; Fundação Betel – abrigo para crianças e adolescentes; e a Creche Municipal Oswaldo D’Albuquerque Lima. Durante as entregas foi explicado como se usa cada joguinho e a finalidade de cada um.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter