Em cartaz até o dia 28 deste mês, na Galeria de Arte Juvenal Antunes, a instalação cenográfica “Véspera de Casamento”, do Grupo Experimental de Artes Integradas, do Centro de Educação, Letras e Artes (CELA) da Universidade Federal do Acre. O trabalho é o resultado das oficinas de Cenografia e Figurinos, que são o seu núcleo de pesquisa e prática experimental nas artes do espaço e funcionam como uma atividade de extensão e pesquisa universitária.
Para compor o trabalho, o grupo mergulhou na pesquisa de tipos e personagens, histórias de vida, migrações, memórias de família, lugares, aromas, sonoridades, crenças e costumes para elaborar cada pequeno espaço colocado ao longo do percurso da Instalação Cenográfica, utilizando as linguagens espacial, corporal e musical. A fotografia de Emilio Falcão, de seu Álbum do Rio Acre, de 1906, inspirou a criação do rico trabalho. O projeto conta com o apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour.
O Grupo Experimental de Artes Integradas
Com o foco em Rio Branco, as temáticas do grupo focam a Amazônia e as diversas Amazônias, dadas pela permeabilidade de suas fronteiras geográficas e culturais. “Assim, a memória arquitetônica e o patrimônio imaterial, as formas de ocupação do espaço, a mitologia e a literatura regionais, os movimentos, gestos, a música produzida e as sonoridades ambientais são fontes de referência a balizar os projetos vinculados, sejam de cursos, eventos ou assessorias práticas”, explica Gisela de Andrade Brugnara, coordenadora-geral do projeto.
Além das práticas e assessorias, montagens de exposições, instalações e cenografia teatral para grupos estudantis e amadores, o projeto comporta também um curso básico de 120 horas gratuito e aberto à comunidade em geral. Agregam colaboradores como professores das áreas de Artes Cênicas, Música, Antropologia e Literatura, além de artistas e técnicos convidados.
Serviço:
V é s p e r a de C a s a m e n t o
Instalação Cenográfica
Grupo Experimental de Artes Integradas
Onde? Galeria Juvenal Antunes
FEM/Gameleira
Período: 10 a 28 de dezembro 2012