Regularização do título de eleitor se estende até 7 de maio

O prazo final para o recadastramento é o dia 7 de maio (Foto: Luciano Fontes/Secom)
Prazo final para o recadastramento é o dia 7 de maio (Foto: Luciano Fontes/Secom)

Os eleitores rio-branquenses que ainda não realizaram o recadastramento biométrico devem regularizar, até o dia 7 de maio, seu título de eleitor. O atendimento será feito no Fórum Eleitoral de Rio Branco (em frente à Justiça Federal, na BR-364) e na central de atendimento OCA, no centro da capital.

Os atrasados devem comparecer portando um documento oficial com foto e comprovante de endereço para evitar o cancelamento do título, além de realizar o pagamento da multa prevista. O novo prazo contempla ainda cidadãos que vão tirar o título e eleitores que pretendem transferi-lo.

Embora o chamamento público para o recadastramento biométrico tenha sido iniciado em 7 de maio de 2013, mais de 32 mil eleitores ainda estão em inadimplência, uma vez que 85,82% do eleitorado realizou sua biometria.

Entretanto, de acordo com o presidente do TRE-AC, desembargador Adair Longuini, o recadastramento biométrico em Rio Branco teve resultado exitoso, se comparado a outros estados. Para validar uma revisão biométrica, o Tribunal Superior Eleitoral considera necessário haver um mínimo de 80% de comparecimento do eleitorado, o que foi superado, com margem.

A biometria foi adotada pela Justiça Eleitoral para garantir mais segurança ao processo eleitoral. No recadastramento biométrico, o eleitor tem as digitais coletadas e também é fotografado. No momento do voto, a urna só é liberada após reconhecer as digitais do eleitor.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter