Indústria recruta imigrantes no abrigo em Rio Branco

Imigrantes continuam chegando ao abrigo e a força tarefa para retirada de documentos é diária (Foto: Marcela Chaar/Secom)
Imigrantes continuam chegando ao abrigo, e a força-tarefa para retirada de documentos é diária (Foto: Marcela Chaar/Secom)

O representante de uma  indústria têxtil sulista está desde segunda-feira, 5,  no abrigo do Parque de Exposições selecionando candidatos ao trabalho. É a terceira vez que a empresa vem ao Acre buscar mão de obra e vão ser contratados 42 imigrantes para trabalhar na filial de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Os recrutados irão partir na tarde de desta quarta-feira, 7.

Até agora, já foram contratados 92 estrangeiros que estavam no abrigo em Brasileia. Segundo o consultor Paulo Leszczynski, desses contratados, apenas 20% não fazem mais parte do quadro de trabalho, uma porcentagem usual de rotatividade. A seleção leva em conta a faixa etária, a força de trabalho e o interesse pela oportunidade de trabalho na tecelagem. “Na nossa região as pessoas não mostram interesse para trabalhar em funções operacionais, e os haitianos são esforçados e aprendem rápido o trabalho”, ressalta.

Consultor diz que o interesse em trabalhar é o diferencial dos imigrantes (Foto: Marcela Chaar/Secom)
Consultor diz que o interesse de trabalhar é o diferencial dos imigrantes (Foto: Marcela Chaar/Secom)

A indústria tem 25 anos de mercado e mais de dois mil funcionários. “Todo imigrante recebe o mesmo salário que um brasileiro e os mesmos direitos, trabalham de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e recebem de acordo com o plano inicial de carreira na empresa”, explica Leszczynski. Também são oferecidos seis meses de moradia gratuita. Se continuar no emprego, os funcionários passam a pagar 50% do aluguel no alojamento nos seis meses seguintes, benefício  que oportuniza a estabilidade para os refugiados.

O abrigo da capital está com 431 imigrantes. Desse total, cerca de 40 chegaram nesta terça-feira, 6, de táxi, e a equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) estava realizando o cadastramento. Uma equipe da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) está acompanhando a seleção para trabalho e também encaminhando os estrangeiros para a retirada de documentos. Foram realizadas três viagens de ônibus, para encaminhar 34 pessoas ao atendimento da Polícia Federal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter