Está prevista para janeiro do ano que vem a inauguração da Bambacre Fábricas, no Acre. O anúncio foi feito pelo empresário americano Mark Neeleman ao governador Tião Viana e à secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, na semana passada.
Neeleman lidera uma sociedade de investidores em produtos que têm como matéria-prima o bambu. O fato de o Acre possuir a maior floresta de bambus do mundo foi o principal motivo do investimento que, segundo o empresário, é o primeiro de muitos outros previstos para o próximo ano.
“Esta será a primeira indústria a trabalhar e acreditar no potencial do bambu no estado. Por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Fundação de Tecnologia do Acre, Embrapa e Viveiro da Floresta está sendo desenvolvido um projeto para o plantio do bambu visando dar sustentabilidade a esta e outras fábricas que venham a se instalar no Acre”, destacou Renata.
Painéis de bambu são os primeiros produtos desenvolvidos pela Bambacre. A empresa já tem as patentes e o licenciamento para utilizá-los em construções internas.
Esse será o primeiro beneficiamento de bambu realizado pela indústria. Estudos já estão sendo realizados para a geração de novos produtos.
O empreendimento deve gerar 120 empregos na região de Rio Branco, onde a indústria funcionará.