A mudança dos imigrantes acolhidos no Parque de Exposições de Rio Branco está prevista para acontecer no próximo sábado, 31. O novo abrigo funcionará na Chácara Aliança, na Estrada Irineu Serra, km 1, bairro Tancredo Neves. O local está sendo preparado desde a semana passada para receber os imigrantes.
O novo espaço terá capacidade para acolher cerca de 500 imigrantes. Os serviços de apoio humanitário continuarão sendo desenvolvidos pelo governo do Estado, por meio das secretarias de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de Desenvolvimento Social (Seds) e de Saúde, e Defesa Civil, em parceria com o Ministério do Trabalho, Polícia Federal e Receita Federal.
Hoje, no Parque de Exposição, o número de imigrantes é de 424, entre haitianos, senegaleses, dominicanos e nigerianos. Todos os dias, cerca de 50 imigrantes continuam chegando ao abrigo.
Quando os haitianos começaram a chegar pelas fronteiras do Acre com o Peru e a Bolívia, o governador do Estado, Tião Viana, ordenou de imediato que fosse oferecido apoio humanitário aos imigrantes, por se tratar de pessoas que deixaram seu país após o terremoto que devastara o Haiti.
Desde então, o governo segue oferecendo abrigo, três refeições diárias, assistência à saúde com vacinas e medicamentos e auxílio em toda a documentação para a legalização no país.
A Sejudh também auxilia no encaminhamento aos postos de trabalho, para ter um controle dos locais de destino dos imigrantes. A secretaria realiza um cadastro das empresas que vêm ao Acre para contratá-los. Esse cadastro será encaminhado ao Ministério do Trabalho, para possíveis fiscalizações das condições de trabalho.