IMC apresenta à comitiva da Califórnia projetos sustentáveis do Acre

O encontro foi realizado nesta sexta-feira, 15, na Funtac (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Encontro foi realizado nesta sexta-feira, 15, na Funtac (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Interessada nas boas práticas ambientais do Acre, uma comitiva do governo da Califórnia (EUA) chegou a Rio Branco na última quinta-feira, 14, e deve estender a visita pelo estado até o próximo domingo, 17. Durante encontro no auditório da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) nesta sexta, 15, representantes do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) apresentaram aos visitantes os principais programas do governo relacionados à sustentabilidade.

De acordo com a diretora técnica do IMC, Vera Reis, o Acre passa atualmente por um processo de transição de uma economia convencional para um modelo econômico sustentável.

“Essa é uma oportunidade de apresentar o desenvolvimento do Estado na questão da sustentabilidade, como a implementação de programas de incentivos aos serviços ambientais”, frisou.

A redução das emissões de carbono, a redução do desmatamento e a associação de cadeias produtivas aliadas aos investimentos tecnológicos com menos impacto ambiental foram algumas das pautas do encontro.

“O governo tem adotado políticas que ao mesmo tempo em que apoia a manutenção da floresta em pé também incentiva o pequeno produtor e dá alternativas para o extrativista, para o ribeirinho e para o indígena, para que produzam sem desmatar. Ao invés do desmate, existe a opção de investir em áreas abertas para a criação de peixes, por exemplo. É uma visita muito importante uma vez que a Califórnia já tem interesse em transacionar créditos de carbono com o Acre”, acrescenta Vera.

Durante conversa com o governador Tião Viana, o assessor do governo da Califórnia, Kenneth Alex, destacou que o Acre é um exemplo para o Estado americano. “O governo da Califórnia é muito interessado em saber das boas práticas do Acre, não só com o manejo sustentável das florestas, mas também do desenvolvimento econômico, em gerar emprego na floresta, principalmente porque a Califórnia também tem enfrentado os mesmos desafios. Então o Acre é um exemplo para nosso Estado”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter