Proposta é fortalecer o Programa de Residência Médica no Estado
O Departamento de Ensino e Pesquisa, por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, promove nos dias 4 e 5 deste mês, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, no auditório do Senac, o II Seminário de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade.
Segundo a coordenadora da Residência Multiprofissional de Saúde da Família e Comunidade, Estela Livelli, o seminário é realizado anualmente com o objetivo de fortalecer o Programa de Residência Médica, que envolve a formação de serviços
de sete núcleos profissionais: Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.
“Essa é uma oportunidade para abordar e discutir temas como o módulo de formação em serviço, o matricimento e o processo de qualificação da equipe de preceptores e docentes, além de compartilhar experiências com profissionais do Programa de Residência de outros Estados”, explica a coordenadora.
O evento conta com a participação de convidados dos Programas de Residência Multiprofissional da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia do Ceará, da Residência Multiprofissional em Saúde da Família do Tocantins, dos docentes Rodrigo da Silveira (Ufac) e Sérgio Pacheco (da ENSP/Fiocruz).
“A expectativa é de recebermos cerca de cem pessoas, entre residentes, preceptores/docentes do programa, assim como gestores e profissionais de saúde, especialmente os que atuam nas Unidades de Referência da Atenção Primária (Urap) Hidalgo de Lima e São Francisco; no Centro Estadual de Formação de Pessoal em Saúde da Família – Tucumã; e territórios onde se desenvolve o Programa de Residência”, completa Estela.
O Programa de Residência é gerenciado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e realizado em parceria com a Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), Universidade Federal do Acre, Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco e Centro de Articulação dos Estabelecimentos de Saúde (Cades).