Ifac Xapuri disponibiliza infraestrutura para auxiliar comunidade

Xapuri enfrenta maior cheia de sua história (Foto: Ciopaer Acre)
Xapuri enfrenta maior cheia de sua história (Foto: Ciopaer Acre)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) Campus de Xapuri suspendeu as aulas e disponibilizou toda sua infraestrutura para ajudar na alagação histórica pela qual a cidade está passando. “Disponibilizamos todo o nosso espaço e a nossa frota para acolher essas famílias desabrigadas”, afirma o diretor-geral do Ifac Xapuri, Joel Bezerra.

Bezerra informou que equipes compostas por servidores do Ifac foram mobilizadas para auxiliar no apoio aos desabrigados. “A nossa cozinha já se prontificou para fazer a alimentação dessas famílias. Buscamos um fogão industrial, o gás e tudo mais”, conta.

Devido à falta de energia na cidade, a equipe responsável pela logística de suporte às famílias atingidas pelas águas podem se reunir nas instalações do Ifac, já que o local dispõe de gerador de energia elétrica. Além disso, toda a infraestrutura do Ifac está à disposição da comunidade e da Defesa Civil. Servidores, alunos e professores da unidade de ensino estão trabalhando como voluntários no atendimento às vítimas.

A diretoria de Xapuri entrou em contato com a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, para que seja iniciada uma ação de sensibilização e mobilização dos outros campi que tem como objetivo a coleta de doações de materiais de limpeza, alimentos não perecíveis e produtos como leite, fralda e água potável. A reitora também solicitou, em Brasília, recursos para ajudar na alagação.