A profissionalização da juventude do município de Sena Madureira foi tema de uma reunião realizada nesta quinta-feira, 17, na sede do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), em Rio Branco.
Na ocasião, o presidente da autarquia, Francineudo Costa, juntamente com o diretor administrativo, Carlos Peres, e a coordenadora do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Cláudia Valente, receberam 12 vereadores para tratar sobre a viabilidade de uma cartela personalizada de cursos profissionalizantes àquela comunidade.
Para isso, a Câmara Municipal realizará um levantamento, por meio de uma pesquisa, para identificar quais as áreas e cursos de maior relevância entre jovens e adultos.
“Recentemente, tivemos uma experiência exitosa em cursos ofertados pelo Sistema S e pela Fieac (Federação das Indústrias do Estado do Acre) e queremos repetir esse sucesso junto ao Ieptec”, disse o presidente da Câmara Municipal de Sena Madureira, vereador Alípio Gomes.
Segundo o presidente da Comissão Constituição e Justiça, Josandro Cavalcante, a Câmara também buscará apoio da Justiça do Trabalho e da Prefeitura de Sena Madureira. O resultado será apresentado ao Instituto, para providências na confecção do cardápio de cursos. Uma equipe técnica do Ieptec também se deslocará até Sena Madureira para coleta de informações com a comunidade.
“Vamos dialogar com os segmentos da sociedade no município, fazer pactuações para profissionalizar a população, utilizando mecanismos para inseri-los no mercado de trabalho”, disse o presidente do Ieptec, Francineudo Costa.