aprendizado

Instituto Dom Moacyr participa da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília

Teve início na quinta-feira, 23, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, com o tema “Educação profissional e tecnológica: um caminho para o futuro”.

No evento, representando o governo do Acre está a equipe do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) Dom Moacyr, com o presidente Francineudo Costa; a chefe do Departamento de Planejamento e Gestão e de Convênios, Programas e Projetos, Iuçara Souza; a coordenadora do V Eixo (Novo Ensino Médio), Heloísa Pantoja; e a coordenadora pedagógica da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Aldenice Alves.

O presidente do Ieptec, Francineudo Costa, e equipe, no primeiro dia de evento, em Brasília Foto: Ascom Ieptec

Essa é a primeira edição do evento, que marca os 112 anos do ensino profissional no Brasil. O objetivo é o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica no país.

É uma ação promovida pelo governo federal, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

Abertura da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, no CICB, em Brasília Foto: Ascom Ieptec

Entre as atividades, estão sendo apresentados 14 projetos que enfatizam os trabalhos desenvolvidos em três eixos específicos do Programa Novos Caminhos do MEC: Gestão e Resultados, Articulação e Fortalecimento e Inovação e Empreendedorismo.

De acordo com Tomas Dias Santana, Secretário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do SETEC/MEC, a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica promete alavancar essa área da Educação no Brasil, trazendo qualificação não apenas para a sociedade e alunos do Novo Ensino Médio, mas também para os professores que atuam diretamente nessa área de formação. “Essa semana marca um momento muito especial na história da Educação Profissional e Tecnológica no país, onde o Ministério da Educação entrega 14 grandes projetos para a sociedade brasileira. Os eixos que compõem os projetos, permitem a articulação e o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica dos nossos centros espalhados por todo o país, bem como contribuem com a formação nas áreas tecnológicas voltadas para os nossos jovens, que são áreas que trazem, consequentemente, inovação para os nossos setores. Além disso, os projetos têm também a proposta de trabalhar no processo de formação dos professores, especialmente os que trabalham com o V Itinerário, que é o Novo Ensino Médio, pois precisam estar preparados para atuar na formação técnica e profissional nas escolas. A meta é capacitar 20 mil professores até 2022, em todo o país”, ressaltou o secretário.

O evento encerra neste sábado, dia 26.