Ieptec Dom Moacyr lança edital para contratação de mediadores que vão atuar no sistema prisional do Acre

No último dia 19, o governo do Estado, por meio do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) Dom Moacyr, abriu Processo Seletivo Simplificado, destinado à contratação de bolsistas, na modalidade de mediador de aprendizagem horista.

Prédio do Ieptec/Dom Moacyr. Foto: Jailton Júnior

Foram disponibilizadas sete vagas para candidatos que possuam níveis variados de formação: fundamental, médio ou superior. Os profissionais selecionados vão atuar nos cursos de Formação Inicial e Continuada (Fic’s), voltados para o setor prisional do estado.

O Centro de Educação Profissional (Cept) Campos Pereira, que faz parte da rede Ieptec, será o responsável pela execução dos cursos na Unidade Prisional Francisco de Oliveira Conde, sendo eles: manicure e pedicure, barbeiro e costureira de máquina reta e overloque.

Origem dos recursos

Os recursos para a realização das contratações dos mediadores, são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A proposta do MEC é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos FIC para trabalhadores. Esta ação intensifica a expansão da rede de educação profissional e tecnológica em todo o país, e o Acre não poderia ficar de fora.

FIC Prisional

O FIC Prisional objetiva a oferta de cursos profissionais, de curta duração, que vão beneficiar pessoas que estão em situação de privação de liberdade, ou que são egressas do sistema prisional, ou que encontram-se cumprindo alternativas penais, penas restritivas de direito, ou medidas cautelares.

A oferta da qualificação é uma alternativa para a promoção da capacitação desse público, ampliando suas chances de reabilitação e inserção profissional no mercado de trabalho, quando da conclusão de suas penas.

Salário e inscrições

O contratado como mediador de aprendizagem horista receberá R$ 28 a hora/aula, e o Processo Seletivo terá validade de um ano a partir da data de publicação do resultado final e homologação, podendo ser prorrogado por igual período, conforme necessidade do instituto.

Educandas em aula prática no curso de Costureira, ministrado pelo Cept João de Deus. Foto: Arquivo/Ieptec

As inscrições estendem-se até o próximo dia 27 de outubro, sendo realizadas na sede do Ieptec, localizada à Rua Riachuelo, 138, bairro José Augusto, com funcionamento das 8h30 às 11h30, e de 14h30 às 16h30, de segunda a quinta-feira, e excepcionalmente na sexta-feira, dia 22, as inscrições ocorrerão de 8h às 12h.

Para participar do processo seletivo, o candidato precisa levar a ficha de inscrição devidamente preenchida (ficha disponível no edital), o Curriculum Vitae, as cópias dos documentos comprobatórios: diploma de formação de ensino fundamental, nível médio e nível superior; certificados de cursos realizados; declarações de experiências profissionais, etc; e documento de identificação com foto e sem rasura. Todos os documentos mencionados devem ser apresentados em envelope único.

Para mais informações sobre o processo seletivo, os candidatos podem acessar o edital, disponível no Diário Oficial do Acre do dia 19 de outubro, ou enviar e-mail para o endereço eletrônico: processoseletivo.ieptec@gmail.com.

O resultado será divulgado no Diário Oficial do Acre, ainda sem data definida.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter