IDM oferta curso de derivados do leite para moradores do ramal Cai N’água

Comunidade de moradores do Ramal Cai N’água recebe formação em derivados do leite (Foto: Tamara Smoly/IDM)
Comunidade de moradores do Ramal Cai N’água recebe formação em derivados do leite (Foto: Tamara Smoly/IDM)

O Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizou o encerramento do curso de derivados do leite, ofertado pelo governo do Estado aos moradores do Ramal Cai N’água, localizado nas proximidades do quilômetro 40 da Estrada Transacreana.

Essa é a segunda formação ofertada à turma, que já fez o curso de Horticultor Orgânico também pelo Pronatec. No curso de derivados do leite, eles produziram mais de 10 tipos de produtos, envolvendo queijos diversos, doces, manteiga e iogurtes.

A qualificação foi iniciada e finalizada com a presença de 20 moradores da localidade. “Muitos têm que percorrer um longo caminho a pé ou a cavalo. Eles são assíduos e não há evasão no curso”, disse Paula Martins, coordenadora da área de agroindústria da Escola da Floresta, que realiza a formação.

Para a aluna Celiane Moreira, de 24 anos e mãe de dois filhos, o curso foi ótimo. “Vou colocar tudo que aprendi em prática. Se conseguir quem compre, posso fabricar para vender. Vinha para o curso a cavalo, andava sete quilômetros de ramal. Peço ao governador Tião Viana que mande mais cursos para a gente.”

Segundo Maria Ferreira, de 35 anos e mãe de cinco filhos, “aprendi muito, às vezes tinha desperdício de leite, e agora vou aproveitar tudo, quero vender as novidades para a vizinhança e nas escolas”, disse.

“O diferencial da turma são o empenho e a dedicação. Nós apreciamos seu esforço. Eles são muito determinados, e isso é o que nos incentiva a fazer o possível para lhes oferecer a formação solicitada”, afirmou a diretora-presidente do IDM Rita Paro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter