Governador Tião Viana se reúne com vice-presidente do Banco Mundial

Equipe do Banco Mundial elogia ações desenvolvidas no Acre ( Foto: Celis Fabrícia)
Equipe do Banco Mundial elogia ações desenvolvidas no Acre ( Foto: Celis Fabrícia)

O governador Tião Viana teve uma reunião estratégica com a vice-presidente para mudanças climáticas do Banco Mundial, Rachel Kyte. O encontro foi realizado em Lima (Peru), durante as negociações da COP20, Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que terminou neste domingo,14.

Na conversa, Tião Viana relatou os avanços do estado nos últimos 16 anos. Entre as atividades citadas estavam o programa educacional “Asinhas da Florestania”, o atendimento médico em locais de difícil acesso por meio do “Saúde Itinerante” e as ações de educação, saúde, produção e agora saneamento ambiental e inclusão socioeconômica do “Proacre”. “Temos a necessidade de inovação e parcerias interessadas em desenvolver nossa região”, destacou Tião Viana.

Na área ambiental, destaque para o Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais do Acre (Sisa), primeira lei de um estado que trata de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) e REDD+, bem como as atividades tradicionais com castanha e borracha, que têm recebido incremento tecnológico. “Todos estamos aprendendo com o sucesso do Acre. Estamos orgulhosos de sermos seus parceiros por tantos anos”, reconheceu Rachel Kyte.

Participaram ainda da reunião Elly Baroudy e Patrick Verkooijen, da equipe de floresta do Banco Mundial, e os secretários de estado de Comunicação, Leonildo Rosas, e de Meio Ambiente, Edegard de Deus, o diretor da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais (CDSA), Dande Tavares, e a chefe da Casa Civil Márcia Regina Pereira.

O governador propôs uma aliança de desenvolvimento com o banco para incentivar a produção e garantir o não desflorestamento. A vice-presidente agendou uma visita ao Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter