IDM oferece curso a profissionais de gastronomia

Participantes da oficina para os cursos de Gastronomia e Hospitalidade (Foto: Tamara Smoly)

Participantes da oficina para os cursos de Gastronomia e Hospitalidade (Foto: Tamara Smoly)

Foi realizada esta semana a oficina “Cozinha como ambiente pedagógico”, pelo Instituto Dom Moacyr (IDM) para 15 mediadores que atuam nos cursos da área de alimentação, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na Escola de Saúde Maria Moreira da Rocha.

O objetivo é proporcionar a troca de experiências entre eles, pois há os que ainda não atuaram como mediadores. “Com as atividades a serem executadas pelo Pronatec, foi identificada a necessidade de preparar esses profissionais para atuarem nos espaços de aprendizagem. Será realizado um diálogo da prática com o aprendizado, visando à inserção dos alunos no mercado de trabalho”, destacou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.

Os cursos de Alimentação e Hospitalidade estão sendo oferecidos nas áreas de salgadaria, padaria, confeitaria, cozinha industrial e manipulação de alimentos, para os beneficiados pelos programas de transferência de renda do governo federal em parceria com o governo do Acre.

O Centro de Gastronomia e Hospitalidade, unidade de aprendizado gerenciada pelo IDM, está sob a coordenação de Érica Fernanda Torres. Vinícius Capovilla é o consultor para implantação do Centro e um dos técnicos que irão mediar a oficina.

A instituição foi criada pelo governo para suprir uma demanda em todo Estado. Visa contribuir para o desenvolvimento social, por meio do fomento ao empreendedorismo, difundindo tendências culinárias regionais e formando competências profissionais.  A construção do Centro de Gastronomia, que deverá atender a princípio cerca de 500 alunos, terá início em setembro deste ano, no complexo habitacional Cidade do Povo, com previsão para ser entregue à população no segundo semestre de 2014.

A técnica em Nutrição e Dietética, Valmira Alves, é ex-aluna do IDM e retorna para atuar na Escola de Saúde na mediação do curso de Manipulador de Alimentos. “A gente tem que buscar mais para aprender, já que as práticas pedem que estejamos atualizados para melhor atender a clientela”, disse.

Paulo Fernando Monte, participante da oficina, trabalha como salgadeiro há mais de dez anos e ministra cursos pelo IDM. Ele afirma: “Pretendo melhorar a minha prática pedagógica, é gratificante ensinar os outros, a gente aprende muito”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter