Nesta semana, o Instituto Dom Moacyr (IDM) iniciou novas turmas do curso Técnico em Agroecologia oferecido a filhos de produtores rurais, moradores de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra no interior do Acre. Foram beneficiados moradores das comunidades do Juruá, Tarauacá e Envira, dos municípios de Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima, Tarauacá Rodrigues e Porto Walter.
O governo do Estado atua pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) com o objetivo de fortalecer a economia rural e proporcionar melhor qualidade de vida aos produtores. São parceiros na formação o Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) e a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Agrofamiliar (Seaprof).
A formação técnica é realizada na Escola da Floresta (antigo Colégio Agrícola) em sistema de residência, onde os alunos realizam as atividades teóricas e práticas em período integral. A escola é coordenada pelo Professor Francisco de Assis.
Ao final da formação, os alunos estarão aptos a implementar projetos produtivos nas áreas de sistemas agroflorestais, com habilitação para atuar na produção de grãos, frutas e horticultura.
Maria José do Nascimento, aluna do curso e moradora da zona rural de Marechal Thaumaturgo afirmou: “Quero me profissionalizar para desenvolver ações nas comunidades rurais, meus pais não puderam estudar e incentivam meus estudos”.
Atágila de Araújo, moradora da área rural de Tarauacá, ressalta: “Vim com a expectativa de aprender para fazer um bom trabalho nos assentamentos. Quero dinamizar o que meus pais produzem em nossa colônia para melhorar a nossa renda.”
“Com essas políticas públicas o governo do Estado visa dar apoio ao pequeno produtor e fortalecer a economia rural, preparando jovens para o conhecimento de novas técnicas de produção e cultivo, para viver de forma sustentável em suas propriedades rurais,” enfatiza o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.