IDM forma mais 39 técnicos no Vale do Juruá

No Juruá, ao todo, foram ofertadas 1.305 vagas em 45 turmas de cursos técnicos (Foto: Onofre Brito/Secom)
No Juruá, ao todo, foram ofertadas 1.305 vagas, em 45 turmas de cursos técnicos (Foto: Onofre Brito/Secom)

O Teatro dos Nauas serviu de palco para mais uma formatura de técnicos de cursos oferecidos pelo governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), na noite de terça-feira, 15.

Muitos parentes e amigos dos 39 formandos, de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, prestigiaram a solenidade, que teve a presença da diretora-presidente do IDM, Rita Paro, e do prefeito de Rodrigues Alves, Francisco Ernilson de Freitas.

Kássia Thainara de Lima Santos concluiu o curso de informática para internet. Ela disse acreditar no potencial do ramo que escolheu estudar e pretende se aprofundar. “Acho que a possibilidade de trabalhar na área é grande, porque hoje em dia as pessoas estão voltadas para a internet e redes sociais, todo mundo depende disso”, contou.

O curso técnico em saúde bucal, com 1,6 mil horas/aula, foi executado pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, por meio do Programa do Plano de Educação Permanente em Saúde do Acre para o Nível Médio (PEP/Acre).

“Agora, acho que a possibilidade de trabalhar na área é grande”, diz Kássia Thainara, técnica em informática para internet (Foto: Onofre Brito/Secom)
“Agora, acho que a possibilidade de trabalhar na área é grande”, diz Kássia Thainara, técnica em informática para internet (Foto: Onofre Brito/Secom)

Os outros dois cursos – técnico em informática e técnico em informática para internet -, ambos com 1,2 mil horas/aula, foram executados pelo Centro de Formação e Tecnologias da Floresta (Ceflora), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

“É motivo de orgulho entregar mais profissionais habilitados para o mercado de trabalho”, disse a diretora Rita Paro. Ela contou que, desde o dia 19 de novembro, está executando uma agenda intensa em todos os municípios do Acre, para fazer pactuações com prefeituras e organizações da sociedade civil, para o andamento da programação de cursos do IDM em 2016.

Evilásio Lima, o coordenador do Ceflora, salientou que essa é a quinta solenidade de formatura do IDM, neste ano, em Cruzeiro do Sul. Já se formaram, em 2015, duas turmas de técnicos em análises clínicas e uma turma de cada uma das seguintes áreas: suporte e manutenção de informática, floresta, turismo, agropecuária, serviços públicos e administração.

Na Regional do Juruá, desde que o governo do Estado virou parceiro do Pronatec em 2011, já foram ofertadas 1.305 vagas, em 45 turmas de cursos técnicos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter