Identidade Jovem poderá ser emitida na OCA de Rio Branco

Para abranger ainda mais a adesão do público ao programa Identidade Jovem, A Assessoria Especial da Juventude (Assejuv). a Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) e a Secretaria Nacional da Juventude firmaram parceria para implantar um quiosque de emissão do documento na Central de Serviços Públicos (OCA) de Rio Branco.

Para isso, os funcionários do centro serão capacitados para oferecer o serviço aos mais de 33 mil jovens da capital.

O atendimento deve começar a ser oferecido ainda em junho deste ano. “Mais de 70% do público jovem que é contemplado pelo programa frequenta a OCA, então ter esse serviço aqui facilitará que mais pessoas tenham acesso ao que é de seu direito”, afirma a titular da SGA, Sawana Carvalho.

Funcionários da OCA serão capacitados para oferecer o serviço ao público (Foto: Angela Peres/Secom)

Assis Filho, gestor nacional da Juventude, detalha que o documento não precisa ser necessariamente emitido em papel, pois quem possui Smartphone pode baixar o aplicativo do ID Jovem e apresentar o QR Code ao adquirir o bilhete em eventos ou viagens de ônibus interestaduais: “O público-alvo do programa são jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos, por isso, estamos cientes que muitos deles não têm acesso à internet. A emissão aqui na OCA garantirá que todos tenham o documento em mãos”.

De acordo com o assessor especial da Juventude, Weverton Matias, essa iniciativa faz parte do conjunto de estratégias do governo do Estado para implementação do ID Jovem no Acre. “A ideia é que esse serviço possa se expandir a outros pontos da cidade, como os Telecentros, bibliotecas e escolas, para que cada vez mais essa política seja difundida e chegue até o jovem beneficiário.

Sobre o ID Jovem

O ID Jovem foi criado e instituído pela ex-presidente Dilma Rousseff e garante acesso com meia-entrada em eventos artístico-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento, além de fornecer duas vagas gratuitas e outras duas com desconto de no mínimo 50% em veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.

Ao todo, 115 mil jovens serão beneficiados pelo programa no Acre. O documento é emitido pelo governo federal e é voltado para pessoas de idade entre 15 e 29 anos, com renda familiar até dois salários mínimos.

Além disso, para obter o documento, o contemplado precisa ter o número de identificação social (NIS). Caso não tenha, basta se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e solicitar um cadastro. Mais detalhes, basta acessar o site do Identidade Jovem.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter