Garantir que os rebanhos bovino e suíno do Estado sejam saudáveis, sem representar riscos à saúde do homem e, consequentemente, que sua carne seja de qualidade é uma das missões do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC). Para isso, a autarquia tem prestado apoio na construção do frigorífico em Sena Madureira.
Ronaldo Queiróz, diretor-presidente do Instituto, e o deputado estadual Lourival Marques, participaram nesta quinta-feira, 15, de reunião com os empresários Ivan Rios, Cleber Rios e Artur Brasil que estão construindo o frigorífico na cidade.
O presidente destaca que este será o primeiro frigorífico de abate de suíno regularizado instalado no município e isso permitirá aos consumidores ter mais segurança e qualidade no produto adquirido.
“Nós estamos prestando apoio com a equipe técnica e doação de equipamentos para abate dos animais. Além disso, nossas equipes estão à disposição para prestar qualquer suporte. É de interesse da gestão estadual que haja regularização e cuidados sanitários no abate de animais. Essa é uma preocupação do Idaf Acre e do governador Tião Viana, que também é médico sabe dos riscos à saúde das carnes clandestinas”, declarou Ronaldo Queiróz.
Os empresários estimam abater em média 15 a 20 animais, por dia. “Ainda estamos no processo de terraplanagem. A Associação dos Municípios do Acre (Amac) está finalizando a planta, a pedido do prefeito da cidade, e estimamos concluir as obras em até 90 dias. Temos pressa em concluir porque o município precisa sair dessa situação de não saber a origem da carne que consumimos”, afirmou Artur Brasil.
Apoio no parlamento
Lourival Marques assegurou apoio à iniciativa dos empresários e colocou seu mandato e gabinete disponíveis ao grupo para auxiliar no que for necessário para que o empreendimento inicie o quanto antes suas atividades. “É fundamental ter um frigorífico na região de Sena Madureira. Essa comunidade carece de um serviço de qualidade há anos e nós, o Estado, o Idaf e o parlamento se fazem presentes e estendem a mão como parceiros dessa iniciativa”, frisou o parlamentar.