A equipe de Defesa Vegetal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) realizou, na segunda, 18, o primeiro treinamento dos fiscais agropecuários que atuam nas barreiras de fiscalização do trânsito. No dia 25, segunda, será treinada mais uma turma de fiscais em Rio Branco. A capacitação ocorrerá tambem nos municípios de Brasileia e Cruzeiro do Sul.
O trabalho de fiscalização realizado Idaf tem como objetivo fazer com que apenas alimentos de qualidade cheguem à mesa do consumidor.
Essa capacitação apresenta aos servidores detalhes sobre e descarte de embalagens vazias de agrotóxicos, de pragas regulamentadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de produtos vegetais, e ainda sobre os procedimentos cabíveis nas irregularidades encontradas na inspeção no trânsito.
Ligiane Amorim, gerente de Defesa e Inspeção Sanitária e Vegetal do Instituto, ressalvou a importância do funcionamento das barreiras de fiscalização sanitária para evitar a introdução e disseminação de pragas regulamentadas nas lavouras acreanas. “A ação ajuda os fiscais a desenvolverem um trabalho mais efetivo e de acordo com a legislação vigente”, disse.