Jeferson Luiz Coelho, corregedor nacional do Ministério Público, foi recebido na manhã desta terça-feira, 19, pelo governador Tião Viana, numa visita de cortesia acompanhado pela procuradora geral do Ministério Público Estadual, Patrícia Rêgo.
Coelho está no Acre para uma inspeção geral nos ministérios públicos Estadual, Federal e do Trabalho, uma prática de rotina e que acontece anualmente. No estado o corregedor encontrou um Ministério Público Estadual fortalecido dentro de uma relação institucional de ética e respeito.
O governador Tião Viana ressaltou a importância do Ministério Público e o papel que exerce, de ser os “freios” na vida democrática. “Senão a democracia não fica feliz. Não pode haver excessos de nenhum dos lados e o MP existe para dar equilíbrio nestas relações”, comentou.
A procuradora Patrícia Rego explicou que as visitas são de rotina e seguem a liturgia da instituição. O Tribunal de Justiça e a Ordem dos Advogados do Brasil também serão visitados. Ainda sobre a relação harmoniosa com o Estado a procuradora chefe do MPE comentou sobre a construção da sede própria da instituição, que será realizada pelo governo, “corrigindo uma injustiça histórica”.
De acordo com o Ministério Público Estadual o objetivo das correições é verificar, in loco, o funcionamento dos serviços administrativos e funcionais. O horário de expediente, estrutura física, recursos humanos, carga horária dos membros e servidores, ação das folhas de pagamento, de contratos e licitações estão entre os itens que serão verificados durante a inspeção que acontece em todos os estados.