Idaf promove campanha de conscientização quanto ao uso e descarte de embalagens de agrotóxicos no estado

Um dos trabalhos realizados pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) é o de conscientização e coleta de embalagens vazias de agrotóxicos. Tal ação é desenvolvida em harmonia com a Associação das Revendas Agrícolas do Estado do Acre (Araac). 

Durante o segundo semestre de 2023, um novo ciclo de coletas se iniciará, começando com Rio Branco, no dia 3 de agosto e prosseguindo para os demais municípios do interior ao longo do ano.

A campanha de conscientização quanto ao uso e descarte de embalagens de agrotóxicos envolve principalmente os produtores rurais, os quais trabalham diretamente com os agroquímicos. 

Os tipos de embalagens recebidos são as flexíveis, rígidas e secundárias. Foto: Samuel Bryan/Secom.

O instituto aponta que as embalagens devem ser armazenadas com suas respectivas tampas, rótulos e em embalagens de resgate em local coberto e trancado, ao abrigo de chuva e com boa ventilação.

As embalagens vazias podem permanecer armazenadas temporariamente na propriedade, até que o agricultor junte a quantidade suficiente para transportar para uma unidade de recebimento.

A coordenadora de Educação Sanitária Vegetal do Idaf, Sandra Teixeira, expressa a importância da ação: “O plástico é um material de grande resistência para se decompor. Então, a reciclagem de maneira correta é extremamente importante. Devemos estar sempre atentos ao trabalhar com agrotóxicos, na busca de diminuir os impactos desses agroquímicos no ambiente”.

“Mobilizamos todos os produtores rurais para permanecerem conscientes da necessidade de reciclar esse tipo de embalagem”, ressalta Teixeira. Foto: Carlos Alexandre/Secom.

Produtor rural, fique atento ao cronograma de coleta em seu município:

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter