Idaf participa de fórum de sanidade agropecuária em Brasília

O diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Mamed Dankar, participou nos dias 15 e 16, em Brasília, da reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa).

O fórum possui representantes de todos os Estados do país e tem por objetivo promover a permanente articulação entres os órgãos de defesa agropecuária do Brasil.

Idaf do Acre participa de reunião do fórum de sanidade agropecuária (Foto: Cedida)
Idaf do Acre participa de reunião do fórum de sanidade agropecuária (Foto: Cedida)
Um dos principais pontos discutidos na reunião realizada na capital federal foi a avaliação e discussão sobre os decretos que alteram o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal e que regulamenta e organiza o sistema unificado de atenção à sanidade agropecuária.

Os representantes dos Estados prepararam uma minuta de instrução normativa que será apresentada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) contendo as indicações e orientações sobre o sistema brasileiro de inspeção de produtos de origem animal.

Contando com a presença do secretário de defesa agropecuária do Mapa, Décio Coutinho, o encontro também foi uma oportunidade para a apresentação do programa nacional de controle e erradicação da brucelose e da tuberculose.

“Esse encontro foi muito importante. porque são os decretos que regulamentam o sistema de inspeção dos estabelecimentos que fiscalizamos. Essa nova instrução normativa abre mais possibilidades para os médicos veterinários no mercado de trabalho. E as atualizações sobre brucelose e tuberculose são ainda mais importantes,pois definem as normas para a certificação das propriedades”, destaca Dankar.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest