Idaf discute combate à febre aftosa com Peru e Bolívia

Uma equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) participou de um encontro internacional para discutir o combate à febre aftosa na região de fronteira. Participaram do encontro representantes de órgãos ligados à defesa da sanidade animal do Brasil, Peru e Bolívia.

A reunião foi realizada em Cobija, cidade boliviana que faz fronteira com Brasileia e Epitaciolândia, e contou com a participação de 17 técnicos dos três países.

Como há dez anos o Acre é reconhecido como área livre de aftosa com vacinação, as estratégias de combate à febre aftosa no estado servem de modelos para os vizinhos bolivianos e peruanos. Tanto que na última campanha de vacinação o governo da Bolívia conseguiu na faixa de fronteira chegar aos 99% de cobertura vacinal.

O objetivo da reunião é traçar estratégias conjuntas e trocar experiências que resultem em uma cobertura vacinal cada vez mais eficaz nos três países.

Como resultado do encontro, ficou decidido que serão realizadas reuniões bimestrais entre os representantes, além do acompanhamento das campanhas de vacinação no Brasil, Peru e Bolívia.

“Esses encontros são muito importantes, para que possamos integrar as ações que cada país tem feito no combate à aftosa. Temos um acordo para que, nessa área de fronteira, sempre que uma ação é realizada em um país seja compartilhada com os outros”, afirma José Barbosa, gerente de Defesa Sanitária Animal do Idaf.

A próxima campanha contra a febre aftosa no Peru será realizada em outubro. Já na Bolívia e no Brasil, a segunda etapa do ano será em novembro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter