Reinaugurado nesta segunda-feira, 15, o setor multiprofissional é um espaço utilizado por assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais para atender as pessoas privadas de liberdade. Com a revitalização do ambiente, vários servidores poderão atender os apenados, que precisam consultar processos e outros atendimentos.
Na oportunidade, gestores do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC) e representantes do Tribunal de Justiça recordaram a importância do assistente social para o sistema penitenciário no Acre.
“É um espaço humanizado, e poderemos continuar desenvolvendo os trabalhos de maneira adequada, pois sabemos que isso também faz parte do processo de ressocialização”, disse a chefe de Reintegração Social, Liliane Moura.
Com a reforma do setor, a equipe multiprofissional aumentará o número de atendimentos na penitenciária. Na ocasião, a equipe do Iapen apresentou uma previsão de 800 atendimentos mensais.
Hellen Souza, coordenadora do setor multiprofissional da penitenciária masculina, relatou: “Nós podemos sentir uma melhora na assistência oferecida, e poderemos proporcionar mais serviços”.
Essa reinauguração é o início da ampla reforma no bloco multiprofissional. O presidente do Iapen, Glauber Feitoza, afirmou: “Com as salas de atendimento individual, nós facilitamos a assistência e também melhoramos as condições de trabalho, já que a equipe multiprofissional atende mais de três mil apenados”.
Juiz do Tribunal de Justiça do Acre, Robson Aleixo, que faz parte do grupo de monitoramento e fiscalização do sistema carcerário e medidas socioeducativas, frisou: “Esse espaço é adequado para todos. Hoje, o investimento é na infraestrutura e, no futuro, certamente o Iapen irá investir na capacitação profissional”.