Iapen realiza ação alusiva ao Setembro Amarelo

Com o objetivo principal de alertar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio, a campanha anual intitulada Setembro Amarelo é amplamente trabalhada nos órgãos públicos e ambientes sociais do país. Desta forma, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) realiza até a próxima quarta-feira, 30, uma ação interna em alusão à campanha.

A ação desenvolvida pelo Departamento de Reintegração Social, foi elaborada pela Divisão de Assistência Social e Familiar do órgão e teve início na sexta-feira, 25. O objetivo é trazer um momento de reflexão às famílias que visitam os parentes reclusos nas unidades penitenciárias de Rio branco, aos familiares atendidos no Núcleo de Apoio à Família e aos servidores do Iapen.

Famílias são orientadas durante atendimentos sociais Foto: Iapen/AC

Para o desenvolvimento da ação, os profissionais realizam rodas de conversa com exposição de cartazes momentos antes das visitas, com entrega de balões na cor amarela. Além disso, cada familiar da pessoa alcançada recebe um folder sobre Centro de Valorização da Vida – 188, que realiza atendimento ao público via telefone e chat, e que está disponível 24 horas por telefone e nos seguintes dias e horários por chat: domingo, de 17h à 1h, de segunda à quinta de 9h à 1h, sexta 15h às 23h e sábado de 16h à 1h.

A gerente da Divisão de Assistência Social e Familiar, Cláudia Costa, explicou que a equipe buscou mostrar que a melhor forma de se evitar o suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema. “A ideia é tornar cada pessoa alcançada por esse trabalho uma multiplicadora dessas informações, a fim de que estas possam conversar sobre a temática com seus familiares”, disse.

Ela destacou que é necessário considerar que as unidades prisionais já aumentam os fatores de risco que giram em torno da problemática. “Pelo próprio processo de prisionalização, no qual os detentos e suas famílias estão inseridos, nós precisamos lançar um olhar diferenciado para este público”, ressaltou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest