Iapen investe em construção de novas guaritas elevadas no Complexo Penitenciário de Rio Branco

A segurança nos presídios é primordial. Garantir que os detentos cumpram a pena conforme a lei, sem alterações no comportamento e rotina diária é um grande desafio para os gestores do setor. O que parece simples, como uma guarita de 4,5 m², na verdade é um importante ponto estratégico, por onde a atenta observação é capaz de impedir fugas ou conflitos internos.

Novas guaritas fortalecerão a segurança do Complexo Penitenciário de Rio Branco. Foto: Elenilson Oliveira/Iapen

Desta forma, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) realiza a construção de duas novas guaritas no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A obra no valor de R$ 68.039,24 é realizada com recursos do Fundo Penitenciário Nacional, por meio do contrato de ampliação do Complexo gerido pela Divisão de Infraestrutura do órgão.

Para o presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, a construção das guaritas garante o fortalecimento da categoria. “Nós temos buscado trabalhar ações que ofereçam o bem-estar de nossos servidores e garantam melhores condições de trabalho. A construção das novas guaritas era uma reivindicação dos profissionais que trabalham no Complexo Penitenciário de Rio Branco e que hoje terão um espaço de trabalho digno”, destacou.

As guaritas garantem melhor visualização do ambiente prisional. Foto: Elenilson Oliveira/Iapen

O chefe de segurança da Unidade de Regime Fechado nº 1 de Rio Branco, Francisco Rayney da Silva, destacou que as novas guaritas auxiliarão na vigilância de rotina, garantindo maior segurança do ambiente prisional. “Com melhores condições, nós nos preocupamos apenas com a observação do que ocorre nos respectivos pontos de visão. O trabalho flui melhor com um espaço como este”, afirmou.

Concluídas

Outras três guaritas já foram reformadas e entregues aos profissionais. Estas passaram por reparos realizados com recursos provenientes do Estado – fonte 100. Um valor de R$ 42.445, executado por meio do contrato de manutenção predial também gerido pela Divisão de Infraestrutura do Iapen.

Guarita reformada e já entregue para o serviço dos profissionais. Foto: Iapen/AC

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter