Iapen investe em capacitação para servidores do Sistema Penitenciário

Agentes penitenciários recebem instruções na sede do Cieps, em Rio Branco (Fotos: Elenilson Oliveira)
Agentes penitenciários recebem instruções na sede do Cieps, em Rio Branco (Fotos: Elenilson Oliveira)

A Escola de Administração Penitenciária (EAP) do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) iniciou nesta semana o Curso de Imobilizações Táticas, ofertado para os agentes penitenciários do instituto. As aulas serão na quadra do Centro Integrado de Pesquisa em Segurança Pública (Cieps) e tem como principal objetivo capacitar os agentes penitenciários para o desenvolvimento das atividades diárias e possíveis situações de crise.

O curso será ofertado em 12 turmas, com média de 50 alunos em cada uma, até o mês de setembro próximo. “O objetivo é manter a integridade física do reeducando e do servidor, de forma a capacitar os agentes nas técnicas básicas de imobilização e prevenção de danos, por meio do uso da força escalonada”, disse Caio Borges, instrutor do curso e agente penitenciário.

A gerente da EAP, Valéria Maria Santos, destaca que o Iapen também oferece cursos de Educação a Distância (EAD), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), nos quais são oferecidos cursos de Direitos Humanos e Grupos Vulneráveis, Políticas Públicas no Sistema Prisional e Gerenciamento de Crise. “Em relação à formação dos servidores do quadro técnico-administrativo, já existe uma parceria permanente entre o Iapen e a Fundação Escola do Servidor Público que visa inserir os servidores em cursos”, disse.

Além dos cursos de capacitação, a EAP viabilizou o 1° Curso de Especialização em Gestão em Saúde Prisional, na modalidade de Ensino a Distância, ofertado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Três servidores já concluíram o nível de pós-graduação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter