Encontro do Colégio de Ouvidores é realizado na Defensoria Pública

O encontro também serve para conhecer as defensorias e ouvidorias do estado que está sendo visitado (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Encontro também serve para conhecer as defensorias e ouvidorias do Estado que está sendo visitado (Foto: Edna Medeiros)

Iniciou-se na manhã desta terça-feira, 26, e segue até esta quarta-feira, 27, o Encontro do Colégio de Ouvidores de Defensorias Públicas do Brasil. O evento está sendo realizado na Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE) e conta com a participação dos ouvidores de São Paulo, Mato Grosso, Maranhão e Ceará.

Atualmente, 11 estados possuem ouvidorias externas em suas Defensorias (Foto: Edna Medeiros)
Atualmente, 11 Estados possuem ouvidorias externas em suas Defensorias (Foto: Edna Medeiros)

A ouvidoria é um órgão auxiliar que serve como um canal de comunicação com todos os cidadãos, em especial os assistidos pelas defensorias, defensores, estagiários e servidores e, possibilita o recebimento de reclamações, sugestões, elogios e solicitações. Outra responsabilidade da ouvidoria é promover o dialogo com os movimentos sociais com o intuito de receber demandas coletivas e solicitações de parcerias para a promoção de direitos.

“Nós entendemos que o controle do serviço público tem que ser feito pela sociedade civil, com o olhar da sociedade civil, do usuário do serviço”, diz Alderon Costa, presidente do Colégio de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil.

Atualmente, 11 Estados possuem ouvidorias externas em suas Defensorias. O papel do colégio é consolidar esse serviços, ajudar os Estados que já iniciaram o processo de implantação e mobilizar os que ainda não começaram.

A ouvidora-geral do Estado do Ceará, Ana Virgínia Ferreira Carmo, ressaltou a importância desse órgão. “A ouvidoria vem no intuito de contribuir com que a Defensoria Pública cresça, para que o assistido, de fato, tenha o trabalho conforme ele deseja. O serviço não vem fazer a crítica pela crítica, vem para contribuir”, diz.

O encontro é promovido a cada dois meses e é dividido em dois momentos: Durante um dia e meio são discutidas questões internas das ouvidorias e no fim da tarde do último dia uma reunião com a sociedade civil é realizada, com o objetivo de empoderar a população desse mecanismo que é pouco conhecido. O próximo encontro será em Cuiabá (MT).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter