Iapen inaugura ala psiquiátrica da penitenciária de Rio Branco

A nova unidade contará com uma equipe específica de profissionais atuando diretamente na Saúde Mental (Foto: Andrey Santana)
A nova unidade contará com uma equipe específica de profissionais
atuando diretamente na Saúde Mental (Foto: Andrey Santana)

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) entregou nesta sexta-feira, 18, a ala psiquiátrica do regime fechado na capital.

O investimento totaliza R$ 328.152,08, com recursos oriundos do Ministério da Justiça. De imediato, 12 reeducandos, com mandado de segurança para cumprimento de pena em local adequado, serão transferidos para as novas celas.

A nova unidade contará com uma equipe específica de profissionais atuando diretamente na Saúde Mental. São técnicos de enfermagem, enfermeiros, psicóloga, psiquiatra e assistente social, além dos agentes penitenciários.

“Isso aqui é a realização de um sonho, adequando-se, aos poucos, à lei da reforma psiquiátrica. Aqui teremos todo o acompanhamento médico, desde o tratamento medicamentoso ao psicossocial”, explicou a psicóloga e coordenadora da unidade, Samara Lopes.

A medida visa humanizar o atendimento às pessoas que cometeram crimes na sociedade e possuem algum tipo de problema psiquiátrico que necessitam de tratamento médico.

“Com isso, conseguimos abrir mais vagas na enfermaria comum e também no regime fechado, que hoje possuem algumas celas destinadas especificamente a esses reeducandos, mas não eram o local mais adequado para essas pessoas que possuem transtornos”, concluiu o diretor-presidente do Iapen/AC, Martin Hessel.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter