Academia Juvenil Acreana de Letras ganha sede no prédio do Crie

Solenidade marca um novo tempo para os jovens escritores (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Solenidade marca um novo tempo para os jovens escritores (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Os jovens escritores do Acre já têm um espaço para a promoção de cultura e atividades literárias. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), entregou nesta sexta-feira, 18, a sede da Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL), que vai funcionar no primeiro andar do Centro de Referência em Inovações para Educação (Crie), no antigo Mira Shopping, em Rio Branco.

A iniciativa faz parte da política de inclusão cultural da administração do governador Tião Viana, sendo uma forma de valorizar a literatura local, sobretudo depois da criação da AJAL.

“Já existíamos, mas não tínhamos uma sede, não tínhamos um espaço físico para que pudéssemos desenvolver nossas atividades e também estimular outros jovens para o mundo dos livros”, ressaltou Jackson Viana, presidente da academia.

Além de servir de encontro para os escritores, a sala servirá também para a promoção de um projeto didático-pedagógico que vai ensinar redação aos estudantes da rede pública participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Pelo menos 40 cadeiras serão ocupadas pelos novos membros da AJAL, que foi criada no dia 2 de abril do ano passado.

Representando o governador Tião Viana, a secretária de Estado de Comunicação, jornalista Andréa Zílio, resumiu em poucas palavras o projeto de incentivo à produção cultural juvenil no Acre, ao afirmar que essa já era uma política de Tião Viana quando ainda era senador.

“O governador sempre olhou com uma atenção toda especial para os talentos infanto-juvenis. Ainda no Senado Federal, ele fez um esforço grande de implantar inúmeras bibliotecas pelo país, criando também as casas de leitura Chico Mendes”, ressaltou a secretária, que fez questão de ir ao evento vestida com uma camisa com a imagem estampada de Frida Khalo. Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon foi uma das maiores pintoras do século passado e que ficou conhecida por uma vida de superações.

Para a diretora de Inovação da SEE, Cleide Prudêncio, que representou o secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, na solenidade, o espaço ofertado pelo Crie tem justamente “o objetivo de formatar as novas tecnologias e experiências, como a da Academia Juvenil Acreana de Letras”.

“Costumamos dizer que temos que construir o futuro. Mas entendo que não é assim. Que jovem tem que viver o presente. As ações estão no presente, e vocês, jovens escritores, são muito bem-vindos”, pontuou a gestora. Declamações de poemas e um coquetel aos presentes fizeram parte da cerimônia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter