Iapen entrega máquinas de costura e carteiras de identidade para reeducandas da Unidade Prisional de Rio Branco

*Em colaboração com Ila Verus

“Abraçar oportunidades” foram as duas palavras que ecoaram na Unidade Prisional Feminina, nesta quinta-feira, 2, durante o evento de entrega de máquinas de costura, carteiras de identidade nacional (CIN), e a certificação de cursos profissionalizantes. No mês dedicado às mulheres, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC) fortalece as políticas públicas para as custodiadas de Rio Branco.

Entrega de 8 máquinas, no valor de R$ 30.756,00, que faz parte do projeto das penas pecuniárias. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

O governo do Acre, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional (Ieptec) e Iapen, ofereceu a certificação dos cursos: costura, pedicure e manicure a 32 mulheres reclusas.

Participante do curso de costura,  a custodiada A.C. disse: “Nós temos o direito de acertar, e esse curso é muito importante pois aqui aprendemos o básico de costura. A reclusa terminou o ensino fundamental na unidade e está concluindo o ensino médio.

A reclusa terminou o ensino fundamental na unidade e já estar concluindo o ensino médio.. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Durante o evento, os representantes das instituições entregaram 60 carteiras de identidades às reeducandas. 

Na oportunidade, foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Iapen, Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e o Instituto Federal do Acre (Ifac) para levar a oficina de artesanato ao ambiente prisional, com a confecção de fuxico.

Defensora-geral do Estado do Acre, Simone Santiago; presidente do Iapen, Glauber Feitoza; e Fábio Oliveira, representante do Instituto Federal do Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

A diretora do Presídio Feminino de Rio Branco, Dalvani Azevedo, destacou: “As máquinas de costura irão possibilitar melhores condições de confecção das roupas, pois vamos fomentar a oficina de costura que já existe na unidade”.

Diretora do presídio feminino de Rio Branco, Dalvani Azevedo. Foto:Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

“É preciso que a população veja os reeducandos, pois eles são invisíveis para muitos. O Ministério Público fica feliz ao ver os reeducandos participando de cursos”, relatou o promotor de Justiça, Tales Tranin. 

“Este é um momento ímpar. Com um olhar diferenciado e a união das entidades poderemos dar novos significados para o ambiente prisional”, destacou o presidente do Iapen, Glauber Feitoza.

O Iapen busca elevar programas e projetos na saúde, educação e trabalho prisional”, Presidente do Iapen, Glauber Feitoza. Foto:Dhárcules Pinheiro/Asscom

Estiveram presentes no encontro representantes da Polícia Civil; Secretaria das Mulheres; o presidente do Instituto Estadual de Educação Profissional(Ieptec), Alírio Wanderley Neto; a defensora-geral do Acre, Simone Santiago; Andréia Brito, juíza titular da Vara de Execuções Penais e Medidas do Tribunal de Justiça; o juiz do Tribunal de Justiça, Giordane Dourado; o deputado estadual Arlenilson Cunha; e o representante do Instituto Federal do Acre, Fábio de Oliveira.

Antes do evento ser finalizado, algumas apenadas desfilaram com algumas roupas costuradas no ambiente prisional. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter