Na tarde de sexta-feira, 17, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) firmou parceria com o Centro Integrado de Apoio Biopsicossocial da Segurança Pública (Ciab) para oferecer serviços psicológicos aos servidores e familiares da autarquia. Na oportunidade, o Iapen irá ceder cinco profissionais para fortalecer os serviços prestados.
O Ciab tem por objetivo proporcionar assistência psicológica destinada aos servidores que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) e seus familiares. O projeto que iniciou em 2008 é pioneiro no Brasil e conta com uma equipe de multiprofissionais capacitados.
“Hoje estamos celebrando esse trabalho que será ofertado a todos os profissionais do Iapen, tanto da capital, quanto do interior, pois entendemos que o Ciab é referência em modelo de projeto para outros estados”, declarou a psicóloga do Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário (Nasp), Adriana Muñoz.
De acordo com a psicóloga e coordenadora do Ciab, Francisca Belém, além de estender esses serviços para o Iapen, a equipe recebe mais dois assistentes sociais, dois psicólogos e um médico clínico-geral, que darão mais qualidade nos atendimentos para os servidores públicos.
“O Ciab realiza atividades que ajudam o servidor no desenvolvimento de suas ações, seja no local de trabalho ou no convívio familiar, pois a maioria dos casos é a depressão, pode evoluir para um quadro de bipolaridade”, explicou Francisca Belém.
Entenda o Ciab
Criado em 2008, ainda com o nome de Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP), o Ciab foi reformulado na atual gestão da Sesp. Em 2015 o Centro ganhou uma cede própria que funciona no prédio anexo à sede da Polícia Civil, localizado na Avenida Antônio da Rocha Viana, nº 1.569. O telefone para contato com o Ciab é: 3223-7817.
O centro é responsável pelos atendimentos aos policiais, bombeiros e demais profissionais da segurança com problemas psicológicos, em virtude da estressante e arriscada atividade do dia a dia.