Ressocializando

Iapen e Humanização ofertam a reeducandas oficina sobre reciclagem de pneus

Oficina já começou com aulas práticas (Foto: Cedida)

Como resultado de parceria entre o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e a Diretoria de Humanização da Secretaria da Gestão Administrativa (SGA), mais uma oficina teve início nesta sexta-feira, 4, na Unidade de Regime Fechado Feminina de Rio Branco. A oficina de materiais recicláveis é parte do cronograma anual de atividades que visam promover a ressocialização.

A unidade possui no momento cerca de 230 internas. Para a inserção nos projetos sociais, a direção utiliza critérios que vão do comportamento à análise da pena a ser cumprida por cada reeducanda. Nesta edição, por exemplo, dez internas estão recebendo qualificação na área de produção de cadeiras e móveis, que utilizam como base borrachas de pneus.

“O Iapen entrou com toda a parte de insumos necessários e a Humanização nos disponibilizou um instrutor. No primeiro dia de aula elas já puderam, inclusive, entrar na parte prática. É uma forma de garantirmos a ocupação do tempo delas aqui dentro, uma oportunidade de saírem qualificadas para alguma área de trabalho e de terem até o próprio negócio futuramente”, explica a gerente de Produção e Trabalho do Iapen, Gerlândia Sales.

Este ano a unidade também já realizou uma oficina de confecção de bolsas e, como desdobramento, algumas internas seguem trabalhando dentro da unidade com a costura de novos produtos. Outro projeto a ser retomado diz respeito ao Coral Feminino, com o objetivo de ressocializar também por meio da música.

O diretor-presidente do Iapen, Aberson Carvalho, destaca a importância das atividades interdisciplinares: “É dever do Estado pensar a ressocialização como prioridade, para que essas pessoas, ao voltarem a conviver em sociedade, possam ter uma base profissional e não voltar à criminalidade. E ficamos satisfeitos com o retorno desses investimentos, porque o fato de se dedicarem a essas oportunidades que elas têm dentro da unidade é a primeira resposta de desejo de mudança de vida”.