saúde

Iapen e Hospital de Amor fazem mutirão de atendimento para detentas de Rio Branco

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC), em parceria com o Hospital de Amor, realiza nesta sexta-feira, 22, um mutirão de exames para as detentas da Unidade de Regime Fechado Feminina de Rio Branco. Elas recebem a Unidade Móvel – uma carreta que possibilita a realização de atendimentos e exames de mamografia e Preventivo de Câncer de Colo Uterino (PCCU).

Atendimentos são realizados na Unidade Móvel, na entrada da Unidade Penitenciária. Foto: Elenilson Oliveira/Iapen

A ação faz parte da programação do Outubro Rosa na unidade e atenderá, ao longo do dia, 65 mulheres, sendo que todas farão exames de PCCU e 11 delas farão mamografia.

O presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, destaca a parceria com o Hospital de Amor neste que já é o segundo ano de atendimentos durante o Outubro Rosa. “Com essa realização de exames nós vamos evitar mais de 60 saídas de detentas que precisariam realizar esses exames de alta complexidade. Isso demonstra o cuidado que nós temos com os apenados, a dignidade da pessoa humana e a saúde”, disse.

Parceria possibilita atendimento a 65 detentas de Rio Branco. Foto: Elenilson Oliveira/Iapen

Para a detenta Laudyane Santiago, de 29 anos, a oportunidade é gratificante em poder fazer os exames de tamanha importância para a saúde da mulher. “Nós reeducandas agradecemos pela oportunidade porque sabemos que é difícil e quando se trata de saúde é mais difícil ainda”, afirmou.

Jackeline Andrade é enfermeira da Unidade Móvel do Hospital de Amor e destacou que a ideia da carreta é baseada na humanização e no amor pelo próximo. “E para nós é uma imensa satisfação estar aqui hoje. É uma oportunidade para atender essas mulheres e de levar um serviço de qualidade aos municípios do estado e também para as detentas”, ressaltou.