900 testes

Iapen define distribuição de testes rápidos doados pelo Departamento Penitenciário Nacional

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) definiu na manhã desta quarta-feira, 17, a distribuição dos 900 testes rápidos para detecção de anticorpos contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Os testes foram doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e serão utilizados nas unidades dos cinco municípios em que o Iapen se faz presente. O material será encaminhado na quinta-feira, 18.

Os 900 testes serão distribuídos da seguinte forma: 400 para as unidades do município de Rio Branco e 200 para a Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul. As unidades penitenciárias Evaristo de Morais, em Sena Madureira, Moacir Prado, em Tarauacá e Unidade Penitenciária do Quinari, em Senador Guiomard, receberão 100 testes cada uma.

Reunião foi realizada para alinhamento sobre a utilização dos testes Imagem: Iapen/AC

Em reunião com os diretores e equipes técnicas de saúde das unidades, a gerente de saúde, Ingrid Kariny Suárez, e a coordenadora do Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário (Nasp), Adriana Maia, realizaram as orientações quanto ao uso do material, bem como a produção do relatório a ser encaminhado ao Depen e as notificações registradas junto à rede de saúde externa.

“O principal objetivo com a utilização destes testes no ambiente prisional é fazer com que o servidor e o detento que estão com suspeita de contaminação possam receber o diagnóstico o mais rápido possível. No que diz respeito aos presos, a ideia é evitar o trânsito destes ao ambiente externo, minimizando possíveis ambientes de contágio”, explicou a gerente de saúde, Ingrid Kariny Suárez.

Para o diretor da Unidade Penitenciária Evaristo de Morais, Denis Araújo, em Sena Madureira, a chegada dos testes é importante para a unidade, haja vista as dificuldades no deslocamento de detentos e servidores até às unidades de saúde. “Eu acredito que os nossos servidores poderão realizar com maior facilidade, uma vez que o Iapen está oferecendo os testes com exclusividade para os servidores e detentos do sistema penitenciário”, disse.